Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho que é desenvolvido há mais de 30 anos, a Projetar SC tem sua base pautada na diversidade
Desde o início de julho deste ano, a Associação Cultural Cinemateca Catarinense ABD/SC deu início a uma nova fase para a sua continuidade como entidade histórica que proporcionou sólidas conquistas para o setor audiovisual catarinense, ao eleger a nova Diretoria para o biênio 2023/2025.
Após eleições realizadas com a participação de associados da entidade, a chapa Projetar SC é a atual diretoria da Cinemateca Catarinense e se compromete a unir esforços para dar continuidade ao resgate da história do cinema no estado, e escrever um novo capítulo para a mais antiga instituição cinematográfica de Santa Catarina.
Com membros de diferentes mesorregiões, liderados pela presidente Marina Simioli (Vale do Itajaí), a tesoureira Beatriz Kestering Tramontin (Sul) e a secretária Deiviane Ferreira Velho (Oeste), o grupo dará continuidade ao trabalho da gestão anterior com propostas de elaborar um regimento interno, buscar uma sede para estruturar o acervo da Cinemateca e estabelecer um ponto de encontro para todos os realizadores e pesquisadores de cinema do estado, além de fortalecer a instituição atraindo mais associados, e elaborar grupos de trabalho para estabelecer uma conexão ainda maior com estes associados.
De acordo com a atual presidente da entidade, as ações serão realizadas com paixão, criatividade e comprometimento, buscando sempre parcerias com instituições culturais e educacionais. “A nossa Cinemateca vem ampliando seu alcance e impacto, contribuindo para a formação de novos talentos, a valorização do patrimônio cinematográfico e o fortalecimento da identidade cultural do estado e queremos dar continuidade a todo esse trabalho”, afirma.
Marina reforça, ainda, que o atual grupo da diretoria é composto por quatro diferentes mesorregiões do estado, reiterando a importância da descentralização para a promoção do cinema catarinense em toda Santa Catarina. “Somos um grupo com diversidade geográfica, etária, étnica, de gênero e de sexualidade, pois entendemos que todas as pessoas da sociedade precisam estar representadas pela entidade”, observa.
Justamente por conta dessa preocupação com a diversidade é que a Cinemateca Catarinense reforça o convite para quem tiver interesse em se associar à entidade e projetar em coletivo um futuro glorioso para o cinema e o audiovisual de Santa Catarina. Quem for associado, também poderá participar das assembléias que acontecerão a cada três meses e, ainda, atuar mais fortemente junto a um dos Grupos de Trabalho que serão criados.
“É com muita responsabilidade e respeito aos mais de 30 anos de história da Associação que damos início a essa nova fase”, reforça Marina. Dessa forma, a representante da Projetar SC, reitera a importância do apoio da sociedade e das entidades representativas do setor, bem como demais instituições, coletivos, conselhos e setoriais atuantes, nessa caminhada.
A Cinemateca Catarinense fica à disposição para apresentar propostas e somar nas políticas culturais das cidades de Santa Catarina. A inscrição para ser um(a) associado(a) deve ser feita pelo link. Todas as informações estão no @cinemateca.catarinense.
Diretoria Executiva Gestão 2023/2025
Projetar SC
Associação Cultural Cinemateca Catarinense ABD/SC
–
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.