Cultura Educação Notícias

Programa de Pós-Graduação em Memória Social

O Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS) lançou edital de seleção discente, com 23 vagas para o curso de mestrado e 19 para o doutorado. As vagas são divididas em quatro linhas de pesquisa: Memória e Patrimônio; Memória e Espaço; Memória e Linguagem; e Memória, Subjetividade e Criação.

O processo seletivo constará de cinco etapas: homologação das inscrições; avaliação da carta de intenções e anteprojeto; prova oral (defesa de anteprojeto); avaliação pela comissão de heteroidentificação racial; e prova de línguas. O resultado final será divulgado em 11 de dezembro.

O período de inscrições será de 21 de agosto a 19 de setembro. Interessados deverão se inscrever pelo formulário on-line. A documentação exigida em edital deve ser enviada para o e-mail ppgms.secretaria@unirio.br.

Outras informações estão disponíveis no edital.

A Memória Social 

Em se tratando da Memória Social, estamos lidando com um território móvel, cujos campos disciplinares são constantemente convocados para diálogos e interlocuções, mas sem deixar de considerar as fronteiras móveis que revelam multiplicidade de conceitos e definições. Salientamos que a memória, não pode ser considerada como uma forma estável de conhecimento já que se trata de um processo em constante transformação, sendo, ao mesmo tempo, acúmulo e perda, arquivos e restos, lembrança e esquecimento. Nesse sentido, a única fixidez a ser apontada com relação à memória é o processo de reconstrução permanente de modo que as noções que fazem parte do escopo desse campo apresentam a característica de serem plásticas e moveis.

O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS) oferece os cursos de mestrado e doutorado, ambos estruturados a partir das quatro linhas de pesquisa: a) Memória e Patrimônio, b) Memória e Espaço, c) Memória e Linguagem e, d) Memória, Subjetividade e Criação que em consonância, fornecem subsídios conceituais necessários a consolidação da área de concentração Estudos em Memória Social. As linhas de pesquisa agrupam estudos que evidenciam como a memória social é captada nas relações com as dimensões que as denominam, ou seja, patrimônio, espaço, linguagem e subjetividade. Às linhas de pesquisa vinculam-se projetos de pesquisa institucionais, ou sejam, projetos estruturantes e agregadores que iluminam a interdisciplinaridade particularizadas entre o objeto memória social e o tema de cada Linha.

As Linhas de Pesquisa

A Linha Memória e Patrimônio abarca os estudos onde o patrimônio, enquanto elementos simbólicos de cunho material e imaterial, configuram-se como prática social que indexam e representam fragmentos na e/ou da memória social. Na Linha Memória e Espaço estão reunidos os trabalhos onde estão evidenciadas as relações entre identidade social, território e memória. Já a Linha Memória e Linguagem apresenta estudos que revelam as relações entre linguagem, representações sociais e memória; enquanto a Linha Memória, Subjetividade e Criação dedica-se aos estudos onde a memória é entendida como produção social da subjetividade. Estas Linhas, que também abrigam os grupos de pesquisa do Programa, apresentam-se como campos onde suas competências são reunidas nos projetos de pesquisa institucionais que neste quadriênio buscamos melhor evidenciar no repertório teórico que o PPGMS assumiu como fundamental em suas práticas de pesquisa, cuja base assenta-se na interdisciplinaridade.

A Interdisciplinaridade

Sublinhamos que concebemos a interdisciplinaridade como o resultado de uma necessidade epistemológica e de uma exigência da realidade contemporânea, que representa a quebra radical do paradigma hegemônico da ciência moderna, explicitando desafios quanto aos paradigmas formulados a partir da racionalidade cartesiana. Nessa linha de raciocínio, no âmbito do PPGMS, a interdisciplinaridade faz parte do processo relacionado à organização e à articulação de saberes, sendo transversal à organização disciplinar, mas que também promova a discussão contínua de modo a aproximar o conhecimento produzido e que pode proporcionar impacto na realidade social. Pelo exposto, destacamos que não é o tema memória social em que caracteriza a pesquisa desenvolvida no PPGMS, mas o enfoque que lhe é dado a partir da discussões sobre patrimônio, espaço, linguagem e subjetividade, dimensões que configuram as Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social. No escopo dessas relações, os grupos de pesquisa coordenados por professores do PPGMS produzem estudos compreendidos como independentes, mas correlacionados por trazer a luz relevantes processos de produção, apropriação, circulação e utilização da memória pelos variados grupos que compõem a sociedade humana.

A Grande Área Multidisciplinar 

O Programa de Pós-Graduação em Memória Social está alocado na Grande Área Multidisciplinar filiado a Área de Conhecimento Interdisciplinar, Subárea Sociais e Humanidades, onde privilegia em termos de Especialidade, isto é, a caracterização temática da atividade de pesquisa e ensino, o Patrimônio, o Espaço, a Linguagem e a Subjetividade. Tal filiação no âmbito do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) ilumina a vocação interdisciplinar do PPGMS, aspecto que veio se intensificando ao longo de sua trajetória. Assim sendo, pontuamos que entendemos a memória social como um campo de estudos complexo construído coletivamente nas representações, rituais, comemorações, textos, restos, rastros, objetos, instituições e outras manifestações da cultura e da sociedade. Nosso objeto de pesquisa, portanto, demanda um trabalho conjunto de desenvolvimento de teorias e métodos com profissionais oriundos de diferentes áreas do conhecimento voltados para as discussões sobre a memória e seus espaços instituídos ou não. 

Os egressos

Ao longo dos mais de trinta anos de existência do Programa de Pós-Graduação em Memória Social qualificou, em nível de pós-graduação stricto sensu, profissionais já inseridos no mercado de trabalho ou que buscam se inserir no mercado através de uma formação específica e única no estado do Rio de Janeiro. Com este objetivo, o conceito de memória social difundido no PPGMS apoia-se na longa tradição de pesquisas e reflexões sobre o tema que em linhas gerais considera que a memória social opera com conceitos complexos, inacabados, ou seja, trata-se de um campo de estudos e pesquisas em permanente processo de construção. 


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.