Fortes chuvas que atingiram Santa Catarina e o Rio Grande do Sul deixou municípios em alerta e declaração de situação de emergência
As fortes chuvas que atingem Santa Catarina há mais de uma semana já provocaram duas mortes e ocorrências em ao menos 93 municípios do Estado.
Subiu para 46 o número de municípios que emitiram decretos de situação de emergência, conforme a Defesa Civil catarinense.
No Rio Grande do Sul, que desde a passagem de um ciclone extratropical no mês passado tem enfrentado transtornos, foi emitido um alerta de inundação do Rio Uruguai. Diversos municípios estão sendo afetados desde a madrugada deste domingo, 8.
O governador Jorginho Mello informou que foi concluído o fechamento da segunda comporta da barragem de José Boiteux, no Vale do Itajaí, que fica dentro de território indígena para conter as cheias. Trabalho realizado entre a Polícia Militar de Santa Catarina e a Polícia Federal.
*Conseguimos concluir com sucesso a operação. Esta ação vai diminuir o nível do Rio Itajaí Açu, em Blumenau, minimizando o impacto das cheias. Seguimos monitorando o nível de chuvas na região e em todo o estado, A proteção das pessoas é a nossa prioridade”, ressaltou o governador.
Em Santa Catarina, autoridades atuam desde o começo da semana passada no auxílio à população e no monitoramento da situação e uma força-tarefa está de prontidão desde a noite de sexta-feira, 6. No mesmo dia, com a previsão de mais chuvas, a prefeitura de Blumenau suspendeu por quatro dias a Oktoberfest,uma das festas mais tradicionais do país. “O indicativo de altos volumes de chuva no fim de semana permanece”, disse o governo catarinense. A expectativa é que a situação comece a melhorar no início da semana.
No sábado, um homem morreu na cidade de Palmeira, em Santa Catarina, vítima das fortes chuvas que atingem o Estado. Foi a segunda morte registrada. Na quarta-feira, 4, um homem veio a óbito em Rio do Oeste, no Vale do Itajaí, após tentar atravessar a correnteza em uma arrozeira.
A Serra do Rio do Rastro se transformou em catarata devido ao alto volume de água:
Pelo menos dez rodovias em todo o Estado estão parcialmente ou totalmente interditadas, devido à queda de barragens e à erosão das pistas.
Em Alfredo Wagner a população acompanhava com atenção o nível do Rio Caeté, que corta o centro e um dos principais formadores do Rio Itajaí do Sul. Lojistas e moradores, precavidos, retiraram as mercadorias e ergueram produtos para evitar o pior.
Em Alfredo Wagner a Prefeitura montou 4 equipes que trabalharam durante o fim de semana para liberar estradas e desobstruir pontes de modo a mitigar os efeitos das enchentes e deslizamentos.
Em Taió o nível das águas já atingem o 2º piso das residências:
Veja o último balanço divulgado com os municípios de Santa Catarina que declararam situação de emergência por causa das chuvas:
Agronômica
Araquari
Lebon Régis
Campo Alegre
Jaborá
Rio do Sul
Rio do Oeste
Laurentino
Rio Negrinho
São Bento do Sul
Ibiam
Campos Novos
Frei Rogério
Monte Castelo
Brunópolis
Curitibanos
Corupá
Presidente Getúlio
Itaiópolis
Itapoá
Canoinhas
Papanduva
Mafra
Tangará
Vargem
Mirim Doce
Três Barras
Bela Vista do Toldo
São Cristóvão do Sul
Erval Velho
Trombudo Central
Garopaba
Tubarão
Taió
Urussanga
Bom Jardim da Serra
Treviso
Pedras Grandes
Ilhota
Agrolândia
Santo Amaro da Imperatriz
Pinheiro Preto
Anitápolis
Orleans
Lauro Muller
Rancho Queimado
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.