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Dia das crianças: a data que impulsiona o varejo no Brasil

*Por Rogério Albuquerque, head de produtos e marketing da Card.

Comemorado em 12 de outubro, o Dia das Crianças tornou-se referência no calendário do varejo no país, já que é a primeira data sazonal dos últimos meses do ano – período este que é fundamental para o setor. 

A marca dessa celebração dá ao mercado de consumo as primeiras impressões de como será o desempenho de compra no final do ano, gerando um forte impulsionamento das vendas e a oportunidade dos comércios buscarem estratégias para o melhor desenvolvimento de suas campanhas, com destaque aos seus produtos e serviços. 

De acordo com a estimativa, realizada pela Assossiação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o Dia das Crianças de 2023 deve atingir a marca de R$ 5,95 bilhões de faturamento no e-commerce, um crescimento de 8% na comparação com o ano anterior. 

Ainda, de acordo com a pesquisa,  a participação do e-commerce deve ultrapassar 40% das vendas, o que corrobora com a expectativa de levantamentos de mercado realizados em 2022 pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção ao Consumidor). No ano passado, o faturamento foi de R$ 5,5 bilhões, totalizando 11,95 milhões de pedidos.

A Card tem participado ativamente desse crescimento, trazendo soluções que vão ao encontro das movimentações positivas do mercado dentro do setor, auxiliando outras empresas e consumidores a explorarem várias formas de aproveitar oportunidades no Dia das Crianças.

Tendência de mercado para o período

No Brasil, o Dia das Crianças se popularizou a partir de uma ação de marketing em 1955, em que, a lendária fábrica de brinquedos, Estrela,  iniciou uma campanha nacional com o nome “Semana do Bebê Robusto” e tinha o objetivo de focar no período da celebração para aumentar as vendas. Desde então, a data começou a ser comemorada e se transformou em um dos principais destaques no setor varejista, fazendo com que as empresas busquem até os dias de hoje superar seus concorrentes.

Com o passar dos anos e o aumento da demanda digital, um dos principais objetivos das  empresas neste período é se preparar para utilizarem recursos diversificados e capazes de otimizar a experiência de compra com qualidade. E aqui entra em um fator extremamente relevante: conhecer o público-alvo e também meios para a conectividade. 

Em uma data saturada de ofertas como essa, a característica estratégica que o estabelecimento deve adquirir é se destacar com a qualidade do atendimento ao cliente, já que a questão não é mais apenas sobre a alta quantidade de vendas, mas também sobre como criar experiências memoráveis que mantenham os clientes fidelizados. A dica é entender o que o cliente está buscando, qual seu perfil, buscar ouvir atentamente e ainda oferecer experiências personalizadas

Além disso, outro ponto a ser avaliado é o que o público infantojuvenil está procurando. Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, divulgada em agosto de 2022, 93% das crianças e adolescentes abordados utilizam a internet no dia a dia com o smartphone, desse modo, é perceptível que as crianças vêm, a cada dia, se distanciando das tradicionais brincadeiras da idade, preferindo se conectar a outras opções.

A Card, que ao presenciar as oportunidades para a data, uniu sua alta tecnologia com o desejo do público infantojuvenil de consumir conteúdos de streaming e games, com os gifts cards, que funcionam como uma recarga pré-paga para realizar compras online em lojas, plataformas de streaming, aplicativos com serviços pagos e jogos, acompanhando essa tendência. 

A partir desta análise e a conexão com as melhores formas de entregar os serviços, chega a hora das marcas mostrarem ao mercado, o forte potencial do negócio perante este período tão importante para o varejo e também construírem um relacionamento com as crianças e adolescentes. 

Sobre a Card

Após a junção anunciada no ano de 2021 entre o Grupo Card e a Rede Tendência, que se tornou Card, a empresa contempla mais de 20 anos de experiência no mercado de meios de pagamento e soluções de tecnologia, atuando em mais de 90 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Mais de 50 soluções podem ser encontradas na plataforma card e nas maquininhas, como telecomunicações, gift card e mobilidade urbana em todo o país. Saiba mais: https://grupocard.com.br/

Daniela Silveira
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