Um dos meses mais importantes para o varejo, novembro se destaca também pelas vendas de brinquedos pela internet
A Black Friday se aproxima e a data costuma ser uma das mais importantes para o varejo brasileiro aquecendo as vendas em vários setores. Em 2022, foi registrado um aumento de 6% nas vendas de brinquedos no Brasil, segundo dados da Circana – empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. Houve ainda um aumento de 16% no preço médio dos produtos, com relação ao mesmo período do ano anterior.
Datas como esta costumam aumentar de forma significativa as vendas nos canais online. Dados da Circana apontam que 15% das vendas de brinquedos ao longo do ano são feitas pela internet. Em períodos com ações e promoções especiais, essa porcentagem tende a aumentar. Dentro desse cenário, o mês mais importante é novembro. Por conta da Black Friday, as vendas online aumentam para 28%. Os meses de dezembro – por conta do Natal – e de julho – devido a ações promocionais dos varejistas – também elevam as compras em 15.3% e 15.2%, respectivamente.
Dentro do enorme universo de opções de brinquedos que as lojas oferecem, as categorias que mais registraram aumento nas vendas durante essas datas são brinquedos externos e esportivos, blocos de construção, bonecas e jogos e quebra-cabeças. Ana Claudia Weber, Diretora de Client Development da Circana explica que de modo geral esses produtos possuem um preço médio mais alto do que a categoria de brinquedos no geral. “Enquanto na categoria de brinquedos registramos um preço médio de 73 reais no acumulado do ano, os mais vendidos nessas datas possuem um valor médio superior a 100 reais”, afirma.
Sobre a Circana
A Circana é uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a Circana proporciona aos seus clientes ampla eficiência de entendimento de mercado e permite decisões melhores e mais assertivas. Com profundo conhecimento especializado e entendimento por completo do consumidor, a companhia transforma a complexidade em clareza e oferece dados que ajudam cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a agirem estrategicamente e impulsionarem seus negócios. Saiba mais em www.circana.com.
Jamila Araujo
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.