Produção de peça pode ser otimizada em até três vezes, e de vídeo, em dez
A dedicação intensa no mês de novembro para acompanhar a volatilidade dos preços da concorrência não era uma realidade distante para os publicitários que trabalham com grandes marcas varejistas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Marketing de Dados (ABEMD), a produção de peças publicitárias para a Black Friday aumenta em média 25% em relação ao restante do ano. O estudo também mostrou que o investimento em mídia digital é o que mais cresce durante o período, com um aumento de 30%.
Com a chegada da Black Friday, a inteligência artificial surge como uma grande aliada para otimizar processos e impulsionar a criatividade. Para a publicitária Yaskara Kawasaki, eficiência é a palavra-chave dessa relação. Como sócia-diretora na All Set, agência que produz campanhas de grandes marcas como Nestlé, Zé Delivery e Iguatemi, Yaskara acompanha a revolução da IA nos bastidores da publicidade.
Para estar presente nos múltiplos espaços do digital (redes sociais, sites, ads, aplicativos, CRM, entre tantos outros), há um trabalho feito pelos designers que é essencial, mas também moroso: o desdobramento das peças — o que a ferramenta pode resolver em um clique. “Com a IA, adaptamos um key visual para diversos formatos, poupando tempo e recursos. Com a inteligência artificial, a eficiência é até 10 vezes maior para vídeos, e três vezes maior para conteúdo estático”, informa a publicitária.
Outro benefício é desenvolver campanhas mais diversas. Com a IA é possível criar imagens únicas e personalizadas, eliminando o risco de utilizar repetidamente o mesmo banco de imagens. “Geramos cenários inéditos, oferecendo mais autenticidade às campanhas publicitárias”, afirma Yaskara.
Juliana Possas
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