Deputados do estado haviam visitado a Itália em setembro para reuniões sobre parceria entre o país e Santa CatarinaNo mês de setembro, o Deputado Estadual Delegado Egidio Ferrari, juntamente o Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Mauro de Nadal, e os Deputados Estaduais Vicente Caropreso e Rodrigo Minotto, esteve na Itália para reuniões, com o objetivo de promover uma relação ainda mais próxima entre Santa Catarina e o país. E isso rendeu resultados, pois nesta semana o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, em visita a Alesc, confirmou a instalação de um escritório consular no estado.
Segundo o embaixador, a ideia é inaugurar o escritório ainda em 2024, que será ligado ao consulado italiano de Curitiba, e deve contar com dois funcionários de carreira. A Embaixada somente espera pela confirmação de onde será o espaço físico cedido ao órgão.
“Nossa viagem para Itália rendeu frutos e este avanço é muito importante para o nosso estado, que tem a presença de tantos descendentes italianos. Isso facilitará e muito as questões burocráticas”, afirma Ferrari.
Além disso, na reunião na Alesc também foi discutida a possibilidade do ensino do idioma italiano em algumas regiões do estado, assim como já acontece com o alemão nas regiões de Blumenau e no extremo Oeste.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.