Notícias Religião

Imagem de Nossa Senhora de Lourdes é quebrada por vândalos em Ituporanga – Comunidade se mobiliza em desagravo

Imagem deverá ser restaurada – Comunidade se mobiliza em desagravo

A imagem de Nossa Senhora de Lourdes que fica dentro de uma gruta no Centro de Ituporanga foi quebrada por vândalos na madrugada deste sábado (27). A polícia esteve no local e coletou imagens das câmeras de segurança do salão paroquial próximo para tentar identificar os criminosos. O canteiro da paróquia Santo Estevão, que fica em frente à gruta, também foi vandalizado.

A imagem com cerca de 1,6 metro de altura ficava em um ponto mais elevado da gruta e tinha a proteção de uma grade, além do portão de entrada do local que estava fechado. Mas isso não inibiu a ação. Na manhã deste sábado (27) o responsável pela limpeza a encontrou em pedaços, como mostram as imagens abaixo. A paróquia lamentou o que chamou de “ato de intolerância religiosa e vandalismo”.

Conforme a publicação da igreja nas redes sociais, essa não é a primeira vez que a gruta sofre ataque. A segurança no local será reforçada e a imagem, restaurada por voluntários. “Expressamos nossos mais sinceros apelos a Deus para que toque o coração do homem contemporâneo, afastando a maldade e promovendo a prática do bem e do amor ao próximo”, diz um trecho.

A Prefeitura Municipal de Ituporanga divulgou nota repudiando o atentado na qual afirma que “o Governo de Ituporanga emite Nota de Repúdio sobre a invasão e aos atos de vandalismo à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, repudia e lamenta profundamente os danos materiais, históricos e da fé religiosa, causados pela depredação”.

A Paróquia Santo Estevão convoca os católicos para ato de desagravo que será realizado segunda-feira, dia 29 de janeiro:

Convidamos a comunidade para participar do ATO DE DESAGRAVO em resposta ao vandalismo e ato de intolerância religiosa perpetrado contra a imagem de Nossa Senhora de Lourdes na Gruta.
Diante dessa triste situação, sentimos a necessidade de nos unir como comunidade para repudiar veementemente tais atos e reafirmar nosso compromisso com a paz, a tolerância e o respeito mútuo.
O ato de desagravo ocorrerá amanhã, segunda-feira, dia 29.01.2024, às 19h, na gruta. Em caso de chuva, será transferido para a igreja matriz, garantindo que possamos nos reunir independentemente das condições climáticas.
Contamos com a presença de todos vocês para demonstrarmos nossa solidariedade e apoio à devoção religiosa de nossa comunidade, bem como para reforçarmos nossa mensagem de amor e respeito ao próximo.
Texto publicado no Facebook da “Matriz Santo Estêvão”, de Ituporanga/SC.

.

*Com informações da NSC, Prefeitura Municipal de Ituporanga, Paróquia Santo Estevão.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.