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SAÚDE CONECTADA: GOVERNO DO ESTADO TESTA INTERNET VIA SATÉLITE EM AMBULÂNCIA DO SAMU

Em situações de emergência médica, ter acesso à internet de alta velocidade e confiável pode fazer toda a diferença. Isso permite que as equipes médicas recebam informações da Central de Atendimento, acessem informações, consultem especialistas remotamente, compartilhem dados do paciente em tempo real e até mesmo realizem telemedicina em casos mais complexos.

Com foco em inovação na saúde, o Governo do Estado realizou o primeiro teste para verificar a efetividade do fornecimento de internet via satélite em uma ambulância. O teste, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, consiste na colocação de uma antena no veículo do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que atende no município de Rancho Queimado.

“Tecnologia de internet via satélite é fundamental para garantir benefícios. Esta iniciativa representa um avanço significativo no atendimento médico de emergência, pois estamos buscando uma conexão estável e confiável mesmo em regiões remotas onde a conectividade tradicional é limitada. Sob a liderança do Governador Jorginho Mello vamos ampliar a conectividade em Santa Catarina, o que trará impactos positivos na qualidade do atendimento na saúde e em outros setores. Essa é uma das metas do governador ”, destaca o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

SAMU conectado 2

O objetivo inicial é manter um veículo do SAMU conectado 24 horas por dia, com comunicação direta com a Central de Atendimento. Atualmente a comunicação é realizada via rádio ou mensagens de WhatsApp e dependendo da região a conexão não funciona, pois a internet é inexistente.

“Nosso município tem problema com sinal de internet, não temos telefone fixo em muitos localidades. Este teste acrescentará muito e vai melhorar ainda mais o atendimento desta equipe tão dedicada”, comenta a secretaria municipal da saúde de Rancho Queimado, Katy Kayser.

O diretor de Atendimento Pré-hospitalar Móvel (APH Móvel ), Dionísio Medeiros, acompanhou a instalação. “A iniciativa vai otimizar a velocidade da comunicação nas áreas que dificilmente têm acesso à Internet. Com este equipamento será possível informar com mais precisão o estado do paciente para Central de Regulação de Urgência, além de reduzir significante o tempo resposta no atendimento, principalmente naqueles momentos em que os segundos fazem a diferença para salvar uma vida”, explica.

Dependendo do resultado, o segundo passo será conectar a ambulância com os hospitais e futuramente possibilitar também que o médico realize o atendimento preliminar ao paciente via chamada de vídeo dentro da própria ambulância em casos mais simples.

O equipamento, cedido pela empresa em caráter experimental, não gerou custos e ficará em operação durante 60 dias, onde serão testadas a capacidade de comunicação e acesso a recursos online. Depois desse período, equipes técnicas da Secretaria da Saúde e da SCTI irão elaborar parecer sobre os resultados e benefícios obtidos.


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