Apesar de um ambiente desafiador no varejo, que registrou uma tendência global de queda, categoria vendeu cerca de 66 milhões de unidades, segundo dados da Circana
A indústria de brinquedos brasileira também sofreu as consequências dos desafios enfrentados pelo varejo e, seguindo a tendência mundial, registrou queda nas vendas em 2023. O mercado de brinquedos no Brasil obteve um faturamento de quase 5 bilhões de reais, com aproximadamente 66 milhões de unidades vendidas, resultando em um preço médio de 73 reais por brinquedo. Durante o ano, a categoria apresentou uma queda de 12% em faturamento e 21% em unidades. Os dados são apontados pela empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, Circana.
Alguns fatores influenciaram diretamente os resultados das vendas no mundo, como por exemplo a volta das experiências fora de casa após a pandemia, que impulsionou as vendas de algumas categorias. O aumento do tempo das crianças em telas e videogames e a greve dos roteiristas no cinema nos EUA – o que causou uma queda da ida aos cinemas e por consequência no consumo de conteúdos que impactam diretamente na compra de brinquedos – também foram fatores que impactaram as vendas. Além disso, houve o aumento da inflação, que interfere no preço dos brinquedos e faz com que o consumidor mude suas prioridades na hora de gastar.
No Brasil, a intensa crise no varejo foi mais um agravante. “A indústria acabou diminuindo seu nível de distribuição no país, principalmente de produtos com o preço médio abaixo de 50 reais, afetando a oferta e o consumo como um todo. Além disso, não tivemos em 2023 a venda das figurinhas da copa, que foram um grande sucesso em 2022. Essa foi uma das razões para a queda do número de vendas em unidades”, afirma Ana Claudia Weber – Diretora de Client Development da Circana. “Mesmo com esse resultado, se compararmos o ano de 2023 com o ano de 2019, foi registrado um crescimento de 2% em faturamento. Isso mostra que o consumidor ainda está investindo em compras na categoria e que, com a recuperação do varejo, o mercado tem muitas oportunidades de seguir evoluindo”, completa Ana.
Top 10 Itens mais vendidos em 2023 no Brasil:
- Carrinho Hot Wheels Veículos Básicos Sortidos – Mattel
- Hot Wheels Kit 5 Carrinhos Básicos Sortidos – Mattel
- Quadriciclo Infantil Spider com Pedal e Empurrador – Maral
- Boneco Avengers Figura Olympus – Hasbro
- Barbie Casa dos Sonhos – Mattel
- Barbie Fashionista Básica – Mattel
- Quadriciclo Caixa Multicor – Maral
- Triciclo Velobaby G2 Passeio & Pedal – Bandeirante
- Hot Wheels Monster Trucks 1:64 – Mattel
- Boneca Barbie Profissões Bailarina – Mattel
Natal e Black Friday
Quando analisadas as vendas nos meses de novembro e dezembro de 2023- especificamente- o mercado de brinquedos retraiu 14%, se comparado ao ano anterior. A porcentagem é ainda maior do que a queda de 12% registrada durante todo o ano. Ainda assim, segundo a Circana, algumas categorias e produtos conseguiram se destacar positivamente como blocos de montar, pelúcias e eletrônicos infantis.
Categorias que mais cresceram no período:
- Cartas Estratégicas
- Blocos de Montar
- Veículos de Dedo
- Companheiros de Jogos Robóticos Interativos (ou Bixinho Virtual)
- Pelúcia
Brinquedos que mais cresceram no período:
- Barbie Color Reveal Boneca Looks Denim
- Boneca Infantil Wandinha Addams
- Boneca Diver New Born Vamos Brincar
- Bitzee Pet Digital Interativo
- 2 Decks Pokémon Baralho de Batalha Ampharos EX e Lucario EX
Sobre a Circana
A Circana é uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a Circana proporciona aos seus clientes ampla eficiência de entendimento de mercado e permite decisões melhores e mais assertivas. Com profundo conhecimento especializado e entendimento por completo do consumidor, a companhia transforma a complexidade em clareza e oferece dados que ajudam cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a agirem estrategicamente e impulsionarem seus negócios. Saiba mais em www.circana.com.
Jamila Araujo
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.