O mercado já conta com negócios em que mais de 95% da equipe é feminina
No mês de março, reconhecido como o mês da mulher, a sociedade direciona sua atenção para celebrar as conquistas, desafios superados e suas contribuições em diversos campos. É um período que destaca, de forma especial, o papel crescente delas no empreendedorismo.
De acordo com um estudo realizado pela plataforma Fortune, o número de startups lideradas por mulheres mais do que dobrou desde o início da pandemia de COVID-19. Essa informação destaca a capacidade inovadora desse grupo no âmbito empresarial, conforme evidenciado pelo aumento significativo de empreendimentos bem-sucedidos.
“Iniciar um negócio como mulher não é fácil. No começo, já são apresentados diversos desafios, que vão desde preconceito a ausência de oportunidades iguais”, esclarece Marina Groke, cofundadora da Unhas Cariocas, maior rede de esmalterias do país.
A empresária ressalta que, atualmente, mais de 95% das parceiras da rede são mulheres, bem como 80% das franqueadas e 97% das clientes. “Além de ver o progresso na jornada pessoal é gratificante observar várias mulheres progredindo juntas”, pontua.
Marina reforça que, além do treinamento adequado, a rede busca auxiliar as parceiras a empreenderem com eficiência. A franqueadora desenvolveu um programa que capacita e incentiva as profissionais a se inserirem no intra empreendedorismo, ou seja, empreender dentro da própria empresa em que atua. Esse fator impulsiona o crescimento da presença feminina no mercado de negócios.
No entanto, apesar do aumento no número de empreendedoras, ainda há barreiras significativas a serem superadas. Uma das principais dificuldades enfrentadas é a insuficiência de financiamento e investimento apropriado, com startups lideradas por mulheres recebendo uma receita significativamente menor em comparação com aquelas lideradas por homens.
Por outro lado, é inegável o impacto positivo que a presença feminina no empreendedorismo tem na economia e na sociedade como um todo. Empresas lideradas por mulheres tendem a ser mais inclusivas, valorizando a diversidade e promovendo ambientes de trabalho mais colaborativos e flexíveis. Além disso, têm um forte impacto no desenvolvimento econômico local, criando empregos e oportunidades para a comunidade. Portanto, investir no crescimento e no sucesso das mulheres empreendedoras não apenas promove a igualdade de gênero, mas também contribui para um futuro mais próspero e sustentável para todos.
Sobre a Unhas Cariocas:
A marca é considerada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a maior franquia de esmalteria do mundo, recebendo por dois anos consecutivos o selo de excelência da entidade. Com técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos. Investimento inicial total: R$160 mil (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$80 mil e prazo de retorno 12 a 18 meses.
Saiba mais em: https://unhascariocas.com.br/.
Mariana
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