Culinária Notícias Saúde

Por que o arroz não tem açúcar: 7 segredos para ter em mente ao consumi-lo

Mais da metade da população mundial consome arroz diariamente. O que acontece quando você digeri-lo e como deve cozinhá-lo, segundo a Sociedade Argentina de Diabetes

O arroz é um alimento originário da Ásia . Aproximadamente 20% da ingestão calórica mundial está relacionada a este grão. Ou seja, é um dos alimentos mais importantes do planeta. Mais de 3,5 mil milhões de pessoas dependem do arroz como alimento básico da sua dieta diária .

O arroz tornou-se coringa de diversas refeições, devido à sua capacidade de adaptação a alimentos quentes ou frios e doces ou salgados. Também é rápido e fácil de cozinhar . Algumas pessoas acreditam que o consumo desse grão inclui açúcar e temem que aumente o risco de alteração dos níveis de glicose no sangue, principalmente em pessoas com diabetes.

Porém, o arroz não contém açúcar , como esclareceram médicos e membros da Sociedade Argentina de Diabetes ao Infobae . Embora seu consumo deva ser moderado em pessoas com diabetes, o arroz integral deve ser preferido . Aqui estão as respostas para 7 perguntas sobre arroz.

1- O arroz contém açúcar?

O arroz não contém açúcar. O que é preciso levar em conta é que seus carboidratos são transformados ao serem digeridos em glicose, que é a principal fonte de energia do corpo (Imagem Ilustrativa Infobae)

“Não. O arroz é um cereal e contém amido, que é um carboidrato complexo. Mas não contém açúcar”, disse Carolina Gómez Martín , médica especialista em medicina interna e diabetes , codiretora da Cendia, em Concordia, Entre Ríos, e membro do conselho de administração da SAD , em diálogo com a Infobae .

Mas é preciso levar em conta que depois que uma pessoa realiza o processo digestivo, todos os alimentos que contêm carboidratos são transformados em glicose, que é a principal fonte de energia do corpo, disse Gómez Martín.

“O arroz em si não contém adição de açúcar. No entanto, contém carboidratos que são decompostos em açúcares simples por meio da digestão. Portanto, embora o arroz não contenha adição de açúcar, pode contribuir para elevar os níveis de glicose no sangue em pacientes com diabetes”, disse o médico Hugo Sanabria , responsável pela prevenção cardiovascular do Instituto Cardiovascular de Buenos Aires (ICBA) e membro do comitê científico. do congresso da SAD .

2- Como evitar que o arroz vire açúcar?

Quando o arroz é consumido “cozido demais” ou muito cozido, sua absorção é mais rápida, o que favorece o aumento do nível de glicose no sangue do corpo humano, por isso deve ser consumido al dente (Getty Images)

“Tanto o arroz quanto o macarrão devem ser consumidos al dente . Quando consumidos muito cozidos ou cozidos demais, sua absorção é mais rápida e isso favorece o aumento do nível de glicose no sangue no corpo humano”, comentou Gómez Martín.

Quando o arroz é cozido e resfriado , as propriedades do amido mudam e ele é chamado de amido retrógrado, que é mais resistente à digestão e por isso sua absorção é retardada, destacou.

“É aconselhável cozinhar , esfriar e reaquecer para consumir o arroz, pois o impacto na glicemia é menor. “É uma recomendação comum para pessoas com diabetes”, disse ele.

3 – Dá para comer arroz sem limites?

As quantidades de arroz devem ser moderadas para pessoas com diabetes. Eles deveriam escolher arroz integral em vez de branco /Freepik

“O consumo de arroz não é proibido em pessoas com diabetes, mas recomenda-se que as quantidades sejam moderadas nestes pacientes”, segundo Sanabria.

“Deve-se optar preferencialmente pelo arroz integral e acompanhá-lo com fibras como vegetais de folhas verdes. Essas ações permitem moderar o impacto na glicemia do paciente com diabetes”, acrescentou.

4- Qual a diferença entre arroz e açúcar adicionado?

O arroz é um carboidrato complexo. Embora o açúcar normalmente adicionado às refeições seja um carboidrato simples (IStock)

O arroz é um carboidrato complexo. Já o açúcar que costuma ser usado nas casas é um carboidrato simples, de absorção muito mais rápida, com processo digestivo muito mais curto, segundo o especialista consultado.

5- O que o arroz proporciona?

O consumo de arroz, principalmente o integral, traz benefícios para o corpo humano. Fornece vitamina D, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e ferro (Getty Images)

O arroz é um cereal que possui grande quantidade de nutrientes, entre os quais se destaca o conteúdo de carboidratos, vitaminas e minerais.

Possui quantidades significativas de carboidratos que fornecem energia suficiente ao nosso corpo, principalmente ao cérebro. Entre as vitaminas e minerais que o arroz fornece estão: vitamina D, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e ferro. As quantidades desses nutrientes são maiores no arroz integral.

A vitamina D contribui para o desenvolvimento ósseo e prevenção de doenças ósseas, pois auxilia na absorção do cálcio. As vitaminas do complexo B são um grupo que auxilia em diversas funções do organismo. Colaboram na obtenção de energia a partir dos alimentos consumidos, na formação de glóbulos vermelhos, bem como no bom funcionamento do aparelho digestivo, da pele e do sistema nervoso.

Esses tipos de vitaminas são solúveis em água. Isso significa que eles migram para locais onde há água. Neste sentido, na hora de cozinhar o arroz, deve-se optar por incorporar apenas a água necessária ao cozimento ou consumir o caldo que sobrou para poder aproveitar ao máximo todas as suas vitaminas do complexo B.

6- Qual a diferença entre o arroz integral e o arroz comum?

O arroz integral tem casca de farelo, o que lhe confere outra cor (PexeIs)

Da variedade de arroz existente, podem ser classificados em arroz refinado e arroz integral. O primeiro carece de “pericarpo” ou “casca de farelo”. Por outro lado, o arroz integral permanece com esta casca, razão pela qual este último apresenta uma cor mais escura que o arroz refinado.

A qualidade nutricional destes dois arrozes é diferente. O grão integral, por ter casca, fornece os nutrientes que contém, como vitaminas, minerais e fibras. Enquanto o branco é desprovido de pericarpo e não possui seus nutrientes.

7- O arroz contém glúten?

O arroz é um alimento sem glúten. Embora deva ser verificado que não foi contaminado com outros produtos (Getty)

O arroz é um alimento sem glúten. Isto significa que é adequado para pessoas com doença celíaca. No entanto, será sempre necessário certificar-se de que o arroz é isento de glúten, exibindo na sua embalagem o selo concedido pela autoridade sanitária e as legendas “sem glúten” e “Sem TACC” junto à denominação de venda.

Como todos os alimentos de origem vegetal, o arroz não contém colesterol. Da mesma forma, o arroz integral possui grande quantidade de fibra alimentar, o que contribui para o bom funcionamento do aparelho digestivo, reduz o risco de doenças intestinais e ajuda a reduzir o colesterol LDL (colesterol “ruim”).

Traduzido de: Infobae


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.