Núcleo mantido pela Associação Comercial da cidade de Porto União, estimula networking enquanto participa de causas que vão muito além do do protagonismo feminino.
O número de mulheres donas do próprio negócio vem crescendo no Brasil. Dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em um estudo realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o percentual de empreendedoras é de 34,4%. São 10,3 milhões de mulheres que decidiram assumir a chefia de um CNPJ. As informações são de 2022, o mais recente levantamento sobre o tema feito pelas instituições.
Em busca de maior visibilidade, conexão e networking, um grupo de empreendedoras da cidade de Porto União, que tem pouco mais de 35 mil moradores e fica no extremo Norte de Santa Catarina, criou há dois anos um espaço só para elas. Trata-se do Núcleo da Mulher Empreendedora, uma aba que fica sob o guarda-chuva da Associação Empresarial de Porto União (Acipu) do município, mas que tem vida própria, com diretoria, tesouraria, conselho e planejamento. A ideia do grupo, garante a presidente Janaína Monch, é fortalecer e divulgar o trabalho das empreendedoras, dando suporte, capacitação e conexão entre as “nucleadas”.
“O princípio que fundamenta o núcleo é o associativismo, com foco principal voltado a fomentar o empreendedorismo feminino, investindo, entre outras várias iniciativas, na busca constante de melhorias e crescimento, ajuda mútua de um grupo com interesses comuns e o networking”, destaca Janaína. “O Núcleo da Mulher Empreendedora atua com a finalidade de consolidar a imagem da mulher na participação ativa da sociedade”, completa.
O Núcleo iniciou suas atividades em 2022 com apenas algumas mulheres inscritas. Hoje, já são mais de 80 participantes, dos mais diversos segmentos. “Temos aqui boleiras, vendedoras, artesãs, mulheres que trabalham com marketing, jornalistas”, compartilha.
A doceira Bruna Kuroski Szwed é uma das associadas. Ela já fechou negócios e parcerias, inclusive com suas colegas de Núcleo. Para ela, a troca de experiências e de ideias é o grande sabor do movimento. “A partir do Núcleo, aprendi muito, com as palestras e workshops. Além disso, minha rede de clientes aumentou pela divulgação das nucleadas e pelo boca a boca entre os clientes. Depois que me associei, senti meu negócio valorizar, por fazer parte de um grupo de empresários. Isso é um grande diferencial”, compartilha.
Experiência similar tem a empresária Caline Schmidt Godoi Tavares. Membro do Núcleo desde sua fundação, sentiu as vendas crescerem 60%. “Na primeira reunião já fiquei super interessada e me ofereci para ajudar na divulgação e no marketing no Instagram”, diz. Caline participa das atividades há dois anos. Além de um acréscimo nos negócios, ampliou sua rede de clientes e de amigos também.
Outro participante ativo é o time da Engenharia de Comunicação, uma agência paranaense que atua no segmento da assessoria de imprensa há 20 anos e é liderada por uma mulher. Para a fundadora e CEO da empresa, Patrícia Stedile, o movimento do Núcleo aproxima as mulheres, fortalecendo sua atuação no mercado. “Participar do Núcleo traz visibilidade e reconhecimento ao trabalho liderado por mulheres, dando projeção a histórias e criando laços. Somos diversas, cada uma com sua jornada única e pluralidade de experiências, mas juntas nos apoiamos mutuamente”, diz.
O Núcleo da Mulher Empreendedora de Porto União vai além das discussões sobre trabalho e protagonismo feminino. Em 2023, durante a enchente que afetou a cidade e região, a entidade se mobilizou junto a outras entidades e lideranças, apoiando pedidos por melhorias nos acessos rodoviários à cidade, que foram impactados pelas cheias, deixando a cidade isolada por vários dias. A próxima campanha do Núcleo, conforme a coordenadora, terá como pauta a pavimentação da rodovia SC 135, outra via importante para Porto União.
“Temos o apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o que, ao mesmo tempo, ajuda na ampliação do nosso networking, propósito do Núcleo, mas também nos dá presença para engajar em pautas ainda mais amplas”, sublinha Leocadia Glaza Grabovski, Secretária executiva da ACIPU e consultora no Núcleo das Mulheres.
Com o fortalecimento da mulher no mundo dos negócios como objetivo central, o Núcleo da Mulher Empreendedora mantém inscrições abertas para novas participantes. Quem “assina”, a partir de uma mensalidade de R$ 35, tem vantagens, como descontos em ingressos, isenção de algumas taxas e possibilidade de participar de uma série de eventos, mas é muito mais do que isso. Para participar, basta ser mulher e ser dona do próprio negócio, seja ele qual for. “Aqui temos um espaço de acolhimento e escuta, onde podemos trocar experiências, dores, dúvidas e alegrias! Somos empresárias, sim, mas não esquecemos de ser mãe, esposa e mulher!”, convida Leocadia.
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