O deputado Dr. Vicente Caropreso se reuniu com o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, nesta terça-feira, 23, para tratar da expansão do ensino da língua italiana em Santa Catarina, em parceria com instituições de ensino superior. O estado tem uma das maiores comunidades de descendente italianos do país. O secretário acenou para a abertura de cursos.
Conforme o parlamentar, o problema está na falta de professores da língua estrangeira. Apenas a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) dispõe do curso de licenciatura em italiano.
“Principalmente nos municípios de colonização italiana, há uma demanda da comunidade escolar para que a língua seja ensinada nas escolas. Isso também é uma reivindicação do Consulado-Geral da Itália em Curitiba e da Embaixada da Itália no Brasil. É uma questão de grande relevância cultural, econômica e turística, e que esbarra na falta de professores habilitados.”
O parlamentar propôs que a secretaria de Educação faça parceria com instituições de ensino privado para fomentar a abertura de cursos de licenciatura na língua italiana.
Cimadon acenou positivamente para o pleito. Ele explicou que a secretaria fará lançamento de edital para que as instituições de ensino superior se habilitem a oferecer o curso, que será custeado pelo governo catarinense, por meio de fundo específico.
O parlamentar destacou o resultado da reunião durante sua fala no Plenário do Legislativo. Ele ressaltou que, dos aproximadamente 500 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino, apenas 1,4 mil receberam aulas de italiano em 2023. “Das mais de mil escolas estaduais, apenas 14 ofereceram o ensino da língua italiana. É preciso mudar essa realidade.”
Inauguração de ginásio em Jaraguá do Sul
Na reunião, Dr. Vicente relatou o andamento da construção do ginásio de esportes da Escola Estadual Alvino Tribess, no Bairro Vieira, em Jaraguá do Sul. Na última semana o parlamentar visitou as obras, que estão em fase final e devem ser concluídas nos próximos dias. Ele reiterou a importância da obra para a comunidade escolar, bem como da participação do secretário no ato de inauguração. “Era a única escola estadual do município sem quadra de esporte coberta. Deu muito trabalho, foram inúmeras reuniões com equipes de três governadores, muita burocracia foi derrubada para ver essa obra pronta, para a alegria dos alunos.”
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.