A temporada de manutenções náuticas não apenas assegura a integridade das embarcações, mas também impulsiona um setor em constante crescimento. No Brasil, a indústria náutica já se destaca como um modelo produtivo para o mundo, concentrando grandes fabricantes nacionais e internacionais. Segundo a Associação Brasileira de Construção de Barcos e Seus Implementos (Acobar), esta indústria já gera cerca de 150 mil empregos diretos e indiretos, apenas na área industrial.
A vasta extensão do litoral brasileiro, com mais de 8 mil quilômetros de praias e aproximadamente 60 mil quilômetros de vias navegáveis, oferece um potencial imenso para o turismo náutico. No entanto, esse segmento ainda é pouco explorado, representando apenas 0,12% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o equivalente a R$ 12,6 bilhões, excluindo o turismo de cruzeiros.
Apesar do potencial, o turismo náutico ainda carece de investimentos significativos em infraestrutura, como a implantação de novas estruturas, incluindo píeres para atracação e lazer, além do fomento de eventos da indústria de barcos nacional. O setor encerrou o ano de 2023 com um faturamento de R$ 2,5 bilhões na produção de barcos e seus implementos, gerando mais de R$ 900 milhões em impostos.
Especialistas apontam que a contribuição da indústria náutica para a economia nacional poderia ser até 20 vezes maior com o impulso do turismo náutico. Esse impulso não apenas beneficiaria a indústria em si, mas também estimularia diversos setores relacionados, como o de manutenção e serviços náuticos.
Alta nas vendas entre maio e novembro
A temporada de manutenções náuticas, que vai de maio a novembro, desempenha um papel fundamental, não apenas garantindo a segurança e o bom funcionamento das embarcações, mas também movimentando o setor de revenda e distribuição de produtos.
É crucial destacar a importância de produtos de qualidade durante o processo de manutenção. Empresas como a Catarina Náutica têm sido líderes nesse aspecto, fornecendo uma ampla gama de produtos, desde resinas e tintas até equipamentos eletrônicos de navegação.
“São mais de 10 anos que a Catarina Náutica acompanha o mercado náutico e sua sazonalidade. Nestes meses, em especial entre maio e setembro, a Catarina tem percebido o aumento de demandas em produtos de reforma como tintas, resinas, selantes, adesivos e complementos”, explica Roberto Deschamps, diretor da Catarina Náutica.
Trabalhando com as principais marcas de reforma e construção como Sika, International Paint, Awlgrip e Tubolit, a empresa também se destaca por oferecer uma assessoria técnica, que não só garante a correta utilização dos produtos, mas também auxilia os proprietários de barcos e prestadores de serviço na escolha dos produtos mais adequados para cada tipo de manutenção.
Considerada uma das maiores revendedoras e distribuidoras de suprimentos náuticos brasileira, a empresa estima aumentar em 25% as vendas, apostando também na importação de produtos de uma linha própria. “Estamos finalizando nossa 3ª importação de produtos próprios, entre eles vários acessórios náuticos como inox, ferragens, correntes, fechaduras, porta-copos, guinchos, automáticos de bomba de porão, cintas e catracas. Esses produtos também são necessários na “revisão” anual da embarcação”, ressalta.
A manutenção regular não apenas garante o bom funcionamento das embarcações, mas também pode prolongar significativamente sua vida útil. Estudos mostram que uma manutenção adequada pode aumentar em até 10 anos a durabilidade de um barco, além de contribuir para a valorização do bem.–
Flavia Mota
Jornalista Profissional
MTE 0006001/SC
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