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Especialista cita estratégias que ajudam startups a conquistar novos clientes e  diminuírem taxas de cancelamento

Alguns cuidados na jornada do usuário podem torná-los mais engajado o que é positivo para a adoção de novas funcionalidades

O modelo freemium é uma estratégia em que um produto ou serviço é oferecido gratuitamente de forma parcial, ou seja, com algumas funcionalidades restritas. O objetivo é trazer novos usuários, fazer com que usem e realmente vejam valor no produto para que, então, se tornem clientes pagantes.

Para Marilucia Silva Pertile, co-fundadora da  Start Growth, empresa com atuação focada em ajudar startups a potencializar seu crescimento e performance, o freemium pode ser uma estratégia eficaz. “O objetivo é que os usuários se interessem e se disponham a pagar para acessar mais recursos. Esse modelo é desenhado para gerar valor e fazer com que os clientes pagantes se tornem mais engajados”, afirma.

A especialista acredita que, manter essa dinâmica, é possível diminuir as chances de churn, que são as taxas de cancelamento, uma vez que eles já sabem pelo que estão pagando e entendem os benefícios. “O Canva, uma solução de design popular, é um bom exemplo. A versão gratuita dispõe de diversas funcionalidades e é muito útil, fazendo com que os usuários consigam desfrutar do produto e se interessem em pagar para ter acesso às demais ferramentas”, esclarece. 

Ao adotar o freemium, a startup precisa estar disposta a ter uma parcela de usuários não pagantes e arcar com esse custo. “Isso precisa ser colocado na ponta do lápis antes da empresa adotar o modelo”, aconselha.

A especialista reforça que os clientes que já conhecem o produto têm mais chances de permanecerem por mais tempo na plataforma. “Além disso, eles enxergam o valor da solução e por isso costumam ser mais engajados, o que é muito positivo quando falamos de adoção de novas funcionalidades, menores taxas de churn e até mesmo na abertura de feedbacks sobre o produto”, finaliza.

‍‍Sobre a Start Growth

A Start Growth começou a investir em startups em 2014 e, de lá para cá, vem ajudando no desenvolvimento de negócios escaláveis e na formação de empreendedores.  Através do método Start Growth Method, a Start Growth já ajudou a tirar muitos negócios do “vale da morte”, possibilitando “exits” muito rentáveis para os acionistas.

Para mais informações, acesse o site ou pelas redes sociais 

Sobre Marilucia Silva Pertile

É uma investidora especializada em acelerar negócios SaaS. Formada em Administração de Empresas e com especializações em Valuation de Startups, Gestão Comercial e Planejamento Estratégico, ela possui um currículo que transpira expertise. Além disso, é certificada em Coaching Executivo e Gestão de Pessoas. Sua trajetória inclui experiência como diretora comercial em empresas de tecnologia de grande porte e também como gerente regional de vendas em renomadas corporações multinacionais de tecnologia. Seu sucesso no universo das vendas é inegável. Como fundadora da Start Growth e mentora de startups, Marilucia utiliza linguagem dinâmica e atual, capaz de inspirar reflexões e abrir novos caminhos de negócios. Seu foco é orientar e impulsionar startups, garantindo resultados expressivos para os empreendimentos que apoia. 

Lara Comunicação

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