Clima Desastres naturais Meteorologia Notícias

Destruição e mortes vistas no Rio Grande do Sul se repetem na Alemanha.

Informa a https://www.dw.com/ em artigo de Oliver Pieper enviado especial à região afetada por fortes chuvas:

A água chegou a níveis que, normalmente, só são atingidos uma vez a cada cem anos. Baden-Württemberg e Baviera foram os estados mais afetados. Algumas comunidades declararam estado de emergência. Um bombeiro morreu durante uma ação de resgate, e um outro está desaparecido. 

Nesta segunda-feira, as equipes de resgate descobriram um corpo no porão de uma casa em Schrobenhausen, na Alta Baviera, que foi gravemente afetada pelas enchentes. Era uma mulher de 43 anos que estava sendo procurada desde domingo, comunicou a polícia. Ela é a segunda vítima confirmada das enchentes no sul da Alemanha. Entre as cidades atingidas estão Regensburg, Pfaffenhofen an der Ilm e Ingolstadt, na Baviera, e Heidelberg, em Baden-Württemberg.

O prefeito da pequena Nordendorf, Tobias Kunz estava sob pressão constante desde as 6h de sábado (01/06). Essa pequena comunidade de 2.600 habitantes no estado alemão da Baviera luta desesperadamente contra as cheias do rio Schmutter, causadas por fortes chuvas. Com a ajuda de 300 voluntários, Kunz tentava, neste domingo, salvar a escola primária local.

“Ontem enchemos 40 mil sacos de areia e construímos um dique de 240 metros de comprimento”, disse à DW. “Alguns dos ajudantes estiveram em pé durante 40 horas, sem dormir. Mas com a quantidade extrema de água de hoje, nem isso foi suficiente.”

Os voluntários se apressavam para empacotar os sacos de areia preta de um canto para o outro, enquanto Kunz, que coordenava os esforços de socorro, era bombardeado com perguntas. A escola vai estar definitivamente fechada esta segunda-feira, explicou com uma expressão triste. Mas o que o deprime em especial é que a batalha contra a água ao redor do novo campo desportivo da escola ter sido perdida – a barragem se rompeu.

“O campo desportivo da nossa escola, cuja construção custou cerca de 1 milhão de euros, ficou debaixo de água num quarto de hora. Toda a nossa infraestrutura está inundada. O nosso sistema de esgotos também não funciona, por isso os alunos não poderiam sequer ir ao banheiro”, disse.

Leia a matéria completa no link: https://www.dw.com/pt-br/enchentes-causam-destrui%C3%A7%C3%A3o-e-deixam-milhares-de-desabrigados-no-sul-da-alemanha/a-69251629


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.