Jornal Alfredo Wagner Online

História - Sociedade - Informação
Previsão do Tempo em SC: Neve Descartada, Grande Geada Esperada

Especialistas explicam ausência de neve no fim de semana de SC; Estado tem as temperaturas mais frias do ano

Moradores de Santa Catarina já sabem que as primeiras temperaturas negativas do inverno os aguardam neste final de semana. Mas fica uma dúvida: vai nevar na Serra Catarinenses no sábado e domingo?

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Para aventureiros que planejam viagens à região serrana para brincar na neve, a notícia não é bem o que todos esperavam. Segundo especialistas, a chance de neve em SC é quase zero. Desta vez, porém, de forma mais ampla e não apenas com as áreas serranas, mas pode se estender também para a Grande Florianópolis.

“O ar que chega a Santa Catarina é de pressão polar fria e seca. Tem muita intensidade e se analisarmos apenas as temperaturas realmente nos daria esperança de ver neve”, afirma Camila, técnica em meteorologia do portal ND.

O engenheiro agrônomo e meteorologista da Climaterra, Ronaldo Coutinho, explicou que a formação de neve se assemelha à chuva. “A neve é ​​como a chuva. No momento da formação das nuvens, deve estar fria, com temperatura negativa, mas não necessariamente na superfície. Pode ser, por exemplo, 3°C ou 4°C e neve, ou -3°C ou -4°C e chova”, explica.


À medida que o tempo seco e frio atinge o Estado, as esperanças do público de ver neve neste fim de semana serão frustradas por nuvens úmidas onde veremos flocos de neve caindo, a menos que as temperaturas congelantes estejam abaixo de zero no céu e no chão, os flocos acabarão por derreter e ninguém verá nada. Só vai ser um dia úmido, desconfortável e muito frio”, explica Camila.

As nuvens no estado de Santa Catarina costumam variar entre 400 e 600 metros acima do solo, segundo Coutinho. Para haver neve em Santa Catarina, afirma o meteorologista, essas nuvens devem estar em temperaturas negativas e acima de 1.500 metros do solo.

“Se a superfície estiver com temperatura negativa, melhor ainda! Se a temperatura estiver abaixo de zero, toda nuvem de chuva do chão ao céu forma neve”, enfatiza o engenheiro agrônomo.

Segundo Camila, neve se forma quando cristais se formam em nuvens úmidas. “Eles caem, se acumulam e congelam como flocos congelados porque o solo está abaixo de zero.”

Santa Catarina sem neve, mas com geada em lugares inusitados

Um fim de semana sem neve não exclui outro fenômeno popular em Santa Catarina: raramente neste sábado (29) e domingo (30) geada generalizada, também fora das montanhas como a Grande Florianópolis,

“Podemos ter bons registros no Planalto Norte, nas regiões Centro-Oeste, no Alto Vale do Itajaí e até em municípios da Grande Florianópolis”, disse Camila Levien.

Camila lembra que a geada pode chegar a municípios como Alfredo Wagner e Rancho Queimado, na Grande Florianópolis. “Alfredo Wagner e Rancho Queimado preveem temperaturas baixas para domingo, quando temos o pico do frio”.

A geada prevista para sábado e domingo é a mais intensa deste ano. Segundo especialistas, o fenômeno está se espalhando para além das regiões clássicas do estado, como São Joaquim, partindo do Sul do Rio Grande e atingindo as regiões paranaenses.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe aqui seus comentários:

Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading