Congeladas, as árvores da Praça João Ribeiro parecem feitas de cristal e encantam os turistas que passam pela região
O município de São Joaquim, na Serra catarinense, registrou -6,5°C nessa segunda-feira (1º), e chegou a -2,1°C na manhã desta terça-feira (2). Além da paisagem branquinha coberta por geada, devido as baixíssimas temperaturas, um fenômeno que chama a atenção de todos que visitam a cidade é o congelamento das árvores da Praça João Ribeiro, localizada na área central, bem em frente à Igreja Matriz de São Joaquim.
A secretária de Turismo do município, Adriana Cechinel Schlichting de Martin, explica que o processo de congelamento nas árvores da praça é feito há alguns anos. “O congelamento ocorre naturalmente, mas para intensificar o efeito e deixá-las mais atraentes aos nossos visitantes, damos uma forcinha à mãe natureza, utilizando uma técnica já usada na agricultura” diz a secretária.
A técnica apesar de curiosa para os leigos, é muito usada nos pomares, tratando-se de um sistema de irrigação que garante que as árvores não sejam queimadas e danificadas pelo frio. Os danos as plantas iniciam nas temperaturas de -1ºC a -3ºC, mas se ela estiver completamente congelada permanecendo na temperatura de 0°C, independente do frio que faz no ambiente, ela fica protegida.
E a água aspergida está numa temperatura superior ao ambiente, fornecendo calor a planta durante todo o processo. E é esse processo que é feito nas árvores da praça em São Joaquim.
Adriana conta que o processo requer muita atenção e constante monitoramento, pois qualquer deslize que ocorra durante o congelamento pode acarretar sérios danos às plantas. “Temos funcionários especializados nesta técnica. Usamos irrigação por aspersão com bicos de regulagem de vazão. A temperatura ideal para o início de congelamento é quando a temperatura está perto de zero grau, e em declínio. Neste momento, o processo passa por um período de até cinco horas” explica a secretária.
As árvores congeladas são um espetáculo à parte, e que encanta os turistas que registram a beleza do gelo envolvendo os galhos da planta. “Realmente temos o cuidado para que fique lindo e seguro para nossas árvores. Por isso seguimos madrugada adentro monitorando a temperatura e a vazão dos aspersores. O presente maior chega com os primeiros raios de sol, que ao refletirem no gelo formam um colorido inesquecível. Fica uma verdadeira árvore de cristal” concluiu Adriana.
Veja fotos das árvores de gelo
A praça fica localizada na área central, bem em frente à Igreja Matriz de São Joaquim (Foto: Divulgação, Mycchel Legnagh)
O município de São Joaquim, na Serra Catarinense, registrou -6,5°C nessa segunda-feira (1), chegou a -2,1°C na manhã desta terça-feira (Foto: Divulgação, Mycchel Legnagh)
O congelamento ocorre naturalmente, mas para intensificar o efeito e deixa-las mais atraentes é utilizado uma técnica especial (Foto: Divulgação, Mycchel Legnagh)
Trata-se de um sistema de irrigação que garante que as árvores não sejam queimadas e danificadas pelo frio (Foto: Divulgação, Mycchel Legnagh)
O processo requer muita atenção e constante monitoramento, pois qualquer deslize que ocorra durante o congelamento pode acarretar sérios danos às plantas (Foto: Divulgação, Mycchel Legnagh)
As árvores congeladas encantam os turistas que registram a beleza do gelo envolvendo os galhos da planta (Foto: Divulgação, Mycchel Legnagh)
Um fenômeno que chama a atenção de todos que visitam a cidade é o congelamento das árvores da Praça João Ribeiro (Foto: Divulgação, Mycchel Legnagh)
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.