Administração Economia Notícias

Após tragédia, preço dos aluguéis em Porto Alegre volta a subir, aponta Índice QuintoAndar Imovelweb

Alta registrada no último mês está longe de ser considerada atípica para a capital gaúcha, segundo o indicador.

Confira o material completo aqui

Porto Alegre, 10 de julho de 2024 – Os preços dos aluguéis em Porto Alegre subiram 1,79% em junho em comparação com maio. Os dados são do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, divulgado hoje. A alta é a maior registrada para esse período em toda a série histórica do indicador, iniciada em 2019. Está dentro, no entanto, das variações mensais registradas pelo índice ao longo do tempo.

De acordo com o indicador, ainda não é possível observar uma alta abrupta nos preços dos aluguéis na cidade. Em junho, o preço médio do metro quadrado foi de R$ 34,47. Para efeitos de comparação, em abril, antes da tragédia que assolou a capital gaúcha, o preço médio do metro quadrado foi de R$ 33. 

“O movimento registrado em maio é bem similar ao registrado na alta temporada de aluguel, ou seja, nos primeiros três meses do ano. Tanto que a variação mensal é bem próxima à registrada neste período, sendo somente a terceira mais alta do ano de 2024”, destaca Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar.

Outro dado que reforça essa visão é o desconto médio obtido nas transações. Em junho, as transações efetuadas tiveram um desconto de 3,2% – mesmo patamar registrado em junho do ano anterior e bem próximo ao registrado em outros meses, como fevereiro e março (3,1%) e maio (3,3%). 

“Esses dados reforçam que o movimento registrado até aqui não é anormal. É possível observar que o número de imóveis disponíveis para alugar diminuiu desde a tragédia, o que pode impactar no aumento do custo nos próximos meses. No entanto, há um movimento perceptível de apartamentos que haviam sido colocados apenas para venda e que começam a ficar disponíveis para locação. Além disso, existe um sentimento de solidariedade entre os moradores, o que pode frear aumentos casuais em virtude da alta demanda. A gente viu muito isso na época da pandemia, quando muitos proprietários optaram por não reajustar o preço dos aluguéis em virtude dos efeitos econômicos da crise sanitária”, lembra Reis.

Apesar dos dados indicarem que a alta dos preços dos aluguéis ainda não foi intensa, a taxa acumulada em 12 meses sugere que o movimento de estagnação dos preços na capital gaúcha ficou para trás após a tragédia. Nos 12 meses encerrados em junho, a alta acumulada foi de 14,47% – o maior percentual registrado em 2024.

A procura por imóveis em bairros mais altos e não afetados pelas enchentes também deve causar impactos nos próximos meses.

“Até então havia um movimento de acomodação natural nos preços dos aluguéis em Porto Alegre, um equilíbrio maior entre a demanda e a oferta. Com a tragédia, já é possível perceber que esse cenário mudou”, conclui o gerente de Dados do Grupo QuintoAndar.

Sobre o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb | Metodologia

A metodologia do Índice usa um modelo de preços hedônico, flexível, e incorpora dezenas de variáveis estruturais e locacionais para melhorar a qualidade e precisão dos dados. Fatores como tamanho, número de vagas de garagem, acessibilidade a escolas, entre outros, são levados em conta. Como resultado, o Índice se mostra um retrato fiel das tendências no mercado.

O Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb está em São Paulo, Rio, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília e tem periodicidade mensal. Acesse grupoquintoandar.com/indice-de-aluguel/ para mais informações.

Sobre o Grupo QuintoAndar 

O Grupo QuintoAndar é o ecossistema imobiliário líder na América Latina, com presença na Argentina, Brasil, Equador, México, Panamá e Peru. Com 10 anos de atuação, mais de 45 milhões de visitas mensais e 8 milhões de anúncios publicados em suas plataformas, o Grupo QuintoAndar tem como objetivo ajudar as pessoas a amarem o lugar onde moram. A holding possui um portfólio diversificado de marcas e soluções que aliam tradição e inovação e abrangem todas as diferentes etapas relacionadas à moradia (como anúncios, locação e administração, compra e venda de imóveis, garantia locatícias, gestão de condomínio e mais), por meio de  suas marcas QuintoAndar, Inmuebles24 Full, QuintoCred, Imovelweb, Wimoveis, Zonaprop, Inmuebles24, Adondevivir, Urbania, Plusvalía, Compreoalquile e Tokko Broker , entre outras.


Luísa Bittencourt


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.