Notícias

Perseguição a jornalistas russos e apoio da imprensa internacional

Um tribunal russo condenou na semana passada Evan Gershkovich, do The Wall Street Journal, a 16 anos de prisão numa colónia penal, na sequência de um julgamento falso sob falsas acusações de espionagem. Depois, esta semana, surgiram notícias de que outro jornalista, Alsu Kurmasheva, da Radio Free Europe/Radio Liberty, foi condenado no mesmo dia a mais de seis anos de prisão.

Os veredictos contra estes dois repórteres fazem parte de uma repressão implacável do Kremlin contra jornalistas independentes que ousam falar a verdade sobre a guerra na Ucrânia, mesmo fora das suas fronteiras.

No mês passado, Roman Anin, vencedor do Prêmio Knight do ICFJ, e sua ex-colega, Ekaterina Fomina, foram presos à revelia, acusados ​​de espalhar “falsificações” sobre o exército russo. De forma semelhante, um tribunal condenou recentemente à revelia a autora e colunista do New York Times Masha Gessen a oito anos de prisão.

Apesar das ameaças e desafios consideráveis, muitos jornalistas russos continuam a reportar à distância. Para apoiar este trabalho vital, o ICFJ mudou o nosso programa de longa data na Rússia para servir aqueles que foram forçados a fugir do seu país – ajudando-os a encontrar formas de operar de forma mais segura e sustentável onde quer que estejam.

Marina Sedneva, editora do 7×7, foi incorporada ao The Colorado Sun em Denver como parte do programa. Ela disse que a experiência ajudou seu meio de comunicação a desenvolver sistemas melhores como uma equipe dispersa. Eles também receberam uma doação para relatar como a guerra dividiu as religiões e as igrejas na Rússia. Leia mais sobre o programa.

Marina e outros participantes escreveram sobre a liberdade de imprensa para os seus parceiros norte-americanos, trazendo uma perspectiva importante ao público daqui. “O jornalismo independente é necessário para a melhor versão do seu estado, do seu país ou do seu mundo. Mas não existirá sem a sociedade civil, a liberdade de expressão e o apoio do seu público. Os americanos deveriam estar orgulhosos – eles têm tudo, ao contrário da Rússia agora. E você não deve considerar isso garantido.

Palavras poderosas e sábias. Um lembrete, como disse Larry Ryckman, editor do Colorado Sun, de que “temos um papel a desempenhar, mesmo aqui em casa, para salvaguardar uma imprensa livre”.

Sharon Moshavi
Presidente do ICFJ


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.