O governo federal vai lançar nesta quarta-feira (24) o programa Voa Brasil, que promete oferecer passagens aéreas de até R$ 200 o trecho. A primeira fase deverá ser focada somente em aposentados, independente da faixa de renda.
Assista ao lançamento do programa Voa Brasil:
Em um país grande como o Brasil, de vasto território, viajar entre suas regiões pode ser uma jornada emocionante, porém bastante cara. É muito provável que a maioria da população do Sul não conheça nenhum estado do Norte e vice-versa.
Para ter direito a participar, a pessoa precisa estar há pelo menos um ano sem comprar passagens aéreas em seu nome. A medida, segundo o governo, visa “permitir que mais brasileiros, especialmente novos usuários, tenham acesso ao mercado aéreo do Brasil”.
O preço total dos voos domésticos muitas vezes se torna obstáculo para aqueles que desejam explorar as maravilhas de cada pedaço do nosso país. E a opção de viajar pelas estradas também é complicada, por conta das grandes distâncias e da qualidade das rodovias.
É com essa realidade que surge o Voa Brasil, um programa que busca tornar as viagens mais acessíveis para os brasileiros. Entenda tudo sobre esse projeto no texto a seguir.
O que é o programa Voa Brasil?
Este projeto do governo federal brasileiro tem como objetivo proporcionar passagens aéreas mais baratas para determinados grupos beneficiários.
O programa prevê a oferta de passagens aéreas subsidiadas para grupos específicos da população, como aposentados do INSS, estudantes, trabalhadores informais e pessoas com deficiência.
Como fazer o cadastro
Para usar o benefício, as pessoas deverão acessar o site do Voa Brasil, que deve ficar disponível a partir das 15h desta quarta-feira (24), após a cerimônia de lançamento do programa. O aposentado precisará entrar com o cadastro do gov.br. Com base nessas informações, o sistema já saberá se a pessoa viajou de avião ou não no último ano.
Quando encontrar uma passagem que deseja, o aposentado será redirecionado pelo portal para o site da própria companhia aérea, já na parte para finalizar a compra. Essa foi uma forma encontrada para dar mais segurança e evitar que essas pessoas sejam vítimas de golpes.
Os grupos beneficiários atualmente são:
– Aposentados do INSS sem limite de renda;
Outros grupos serão incluídos a medida que o programa tiver desenvolvimento.
A ideia inicial é beneficiar as pessoas que nunca viajaram de avião ou que não tenham viajado nos últimos 12 meses. Se você se enquadra em um desses grupos, você deve se inscrever no programa.
Como se cadastrar no programa Voa Brasil?
Se você se enquadra em um desses grupos, você deve se inscrever no programa. A inscrição será feita por meio do site do Ministério de Portos e Aeroportos. Segundo o próprio Ministério, o Voa Brasil ‘ainda está em ajuste final, motivo pelo qual ainda não existem regras definidas para participação no referido programa’.
A ideia é que o programa ajude na comercialização de assentos ociosos nas aeronaves. A ociosidade em voos rondou a casa dos 20% em determinados meses de 2023, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Dicas para encontrar passagens aéreas mais baratas
Aqui estão algumas dicas para encontrar passagens aéreas mais baratas, mesmo se você não participar do Programa Voa Brasil:
1 – Planeje sua viagem com antecedência. Quanto mais cedo você comprar a passagem, mais chances de encontrar um bom preço.
2 – Seja flexível com as datas e horários de sua viagem. Se você puder viajar em dias de semana ou em horários alternativos, você encontrará preços mais baixos.
3 – Considere viajar para aeroportos alternativos. Se você estiver disposto a viajar para um aeroporto mais distante, você pode encontrar preços mais baixos.
4 – Compare preços de diferentes companhias aéreas. Não se limite a comprar passagens aéreas com a primeira companhia aérea que encontrar. Compare preços de diferentes companhias aéreas para encontrar a melhor oferta.
A população brasileira e a quantidade de viagens por ano
O Brasil tem uma população de cerca de 212 milhões de pessoas. Segundo o Ministério do Turismo, em 2023, o país registrou mais de 112 milhões de viagens aéreas, o que representa um crescimento de 15,3% em relação a 2022.
O número de viagens aéreas no Brasil ainda é relativamente baixo, quando comparado a outros países desenvolvidos. Por exemplo, nos Estados Unidos, o número de viagens aéreas por ano é de cerca de 1,5 bilhão.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.