Acidentes Notícias

Lista completa das vítimas do acidente aéreo:

Esta sexta-feira (9) foi marcada pela maior tragédia aérea em solo desde 2007. Um avião que saiu de Cascavel (PR) em direção ao Aeroporto de Guarulhos (SP) caiu à tarde em Vinhedo (SP). Havia 61 pessoas a bordo. Nenhuma sobreviveu.

A seguir, confira a lista dos passageiros e da tripulação:

Passageiros

  1. Rosangela Souza;
  2. Eliane Andrade Freire;
  3. Luciani Cavalcanti;
  4. Jose Roberto Leonel Ferreira;
  5. Denilda Acordi;
  6. Maria Auxiliadora Vaz De Arruda;
  7. Jose Cloves Arruda;
  8. Nelvio Jose Hubner
  9. Gracinda Marina Castelo Da Silva;
  10. Ronaldo Cavaliere;
  11. Silvia Cristina;
  12. Wlisses Oliveira;
  13. Hiales Carpine Fodra;
  14. Daniela Schulz Fodra;
  15. Regiclaudio Freitas;
  16. Simone Mirian Rizental;
  17. Josgleidys Gonzalez;
  18. Maria Parra;
  19. Joslan Perez;
  20. Mauro Bedin;
  21. Rosangela Maria De Oliveira;
  22. Antonio Deoclides Zini Junior;
  23. Kharine Gavlik Pessoazini;
  24. Mauro Sguarizi;
  25. Leonardo Henrique Da Silva;
  26. Maria Valdete Bartnik;
  27. Renato Bartnik;
  28. Hadassa Maria Da Silva;
  29. Raphael Bohne;
  30. Renato Lima;
  31. Rafael Alves;
  32. Lucas Felipe Costa Camargo;
  33. Adrielle Costa;
  34. Iaiana Vasatta;
  35. Ana Caroline Redivo;
  36. Jose Carlos Copetti;
  37. Andre Michel;
  38. Sarah Sella Langer;
  39. Edilson Hobold;
  40. Rafael Fernando dos Santos;
  41. Liz Ibba dos Santos;
  42. Paulo Alves;
  43. Pedro Gusson do Nascimento;
  44. Rosana Santos Xavier;
  45. Thiago Almeida Paula;
  46. Adriana Santos;
  47. Deonir Secco;
  48. Alipio Santos Neto;
  49. Raquel Ribeiro Moreira;
  50. Adriano da Luca Bueno;
  51. Miguel Arcanjo Rodridues Junior;
  52. Diogo Avila;
  53. Luciano Trindade Alves;
  54. Isabella Santana Pozzuoli;
  55. Tiago Azevedo;
  56. Mariana Belim;
  57. Arianne Risso.

A vítima de número 39 da lista acima, Edilson Hobold, tinha, entre outras funções, a de árbitro de judô regulamentado pela federaçãointernacional da categoria, a FIJA.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do profissional. Leia a seguir:

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento de Edilson Hobold, árbitro internacional (FIJA) de judô, ocorrido nesta sexta-feira, 09. Lamentavelmente, ele foi uma das vítimas fatais da queda do avião da Voepass Linhas Aéreas, em Vinhedo (SP).

Sensei Hobold, professor Kodansha 6º Dan, tinha 52 anos e dedicou grande parte da sua vida ao judô, destacando-se como um dos árbitros mais proeminentes do país. Neste momento de dor e profunda tristeza, o COB se solidariza aos familiares, amigos e alunos de Edilson Hobold, assim como toda comunidade do judô brasileiro.COB, em nota

Várias das vítimas estavam participando de um congresso de oncologia em São Paulo (SP), segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), que também emitiu nota sobre a tragédia.

“A trágica perda desses profissionais deixa de luto a medicina brasileira, cujos membros continuarão a honrar o legado dos que nos partiram de forma tão inesperada com seu compromisso com a defesa da saúde e da vida”, diz o comunicado.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) também emitiu nota:

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) registra com profundo pesar o trágico acidente ocorrido nesta sexta-feira, 9, na cidade de Vinhedo, envolvendo aeronave que tinha como origem a cidade de Cascavel. Entre as 61 pessoas que estavam a bordo, foram identificados os nomes de pelo menos oito médicos com registro no Conselho de Medicina do Paraná (a autarquia aguarda a confirmação pela companhia aérea). Até o momento, foram confirmados quatro médicos pelas instituições nas quais eles atuavam.CRM-PR, em nota

Os quatro profissionais confirmados até o momento são Arianne Risso, Jose Roberto Leonel Ferreira, Mariana Belim e Sarah Langer.

A seguir, elencamos quem eram e o que faziam algumas das outras vítimas:

Liz Ibba dos Santos tinha quatro anos e, segundo o portal Catve, onde a mãe da menina trabalhava, estava viajando com o pai, Rafael Fernando dos Santos.

Alipio Santos Leal Neto foi secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do governo do Estado do Paraná durante a gestão do ex-governador Beto Richa. Era professor do Instituto Federal do Paraná e reitor da Universidade Estadual do Paraná.

Antonio Deoclides Zini Júnior era diretor de frota e manutenção na transportadora Pra frente Brasil. Deonir Secco era professor associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, além de ter sido professor de Agronomia na Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) de março de 1992 a junho de 2002, onde lecionou as disciplinas de Máquinas e Mecanização Agrícola.

Edilson Hobold era professor de educação física, tendo recebido, em 2023, a medalha de honra ao mérito da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon por seu trabalho como professor gratuito de judô para crianças, jovens e adolescentes carentes.

Eliane Andrade Freire ia visitar a família em São Paulo, onde nasceu. Era farmacêutica industrial há mais de 20 anos e era supervisora de garantia de qualidade de uma distribuidora de produtos farmacêuticos sediada no Paraná.

Raquel Ribeiro Moreira era professora do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e atuava como professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste.

Renato Bartnik tinha acabado de fundar uma empresa de transporte rodoviário de carga com sede em Cascavel (PR), em fevereiro. Sarah Sella Langer era pediatra alergista e imunologista, além de doutora em ciências da saúde pela USP. No X, se mostrava como apaixonada por música e repostava vídeos com apresentação de orquestras sinfônicas.

Daniela Schulz era fisiculturista e influenciadora digital. No Instagram, compartilhava sua rotina de treinos e dicas, contando com mais de 16 mil seguidores.

Momentos antes de embarcar, ela publicou vídeos nos Stories, no qual falava de sua viagem, que tinha como destino final os Estados Unidos para um compromisso profissional. Ela comentou que estava há horas aguardando o voo.

A fisiculturista, que também era CEO de uma empresa de moda fitness, estava acompanhada de seu namorado, o engenheiro agrônomo Hiales Carpine Fodra, também na lista de passageiros mortos.

Tripulantes

  1. Danilo Santos Romano (comandante);
  2. Humberto Campos de Alencar (copiloto);
  3. Rúbia de Lima (comissária);
  4. Débora Ávila (comissária).

Na coletiva desta sexta-feira (9), o CEO da Voepass, Eduardo Busch, afirmou que os pilotos eram experientes, competentes e totalmente aptos para realizar o trabalho”, e que todos os sistemas operacionais do avião estavam em funcionamento quando ele deixou o Paraná.

Busch também comentou a carreira de cada um dos tripulantes:

  • Sobre o comandante Danilo Santos Romano, o CEO afirmou que ele tinha um total de 5,2 mil horas de voo, era competente e tinha experiência em outras companhias aéreas (uma delas é do Cazaquistão);
  • Sobre o copiloto Humberto Campos de Alencar, informou que ele tinha 5,1 mil horas de voo e estava na companhia há quase cinco anos;
  • Sobre a comissária Rúbia de Lima, alegou que ela estava na Voepass desde 2010, com “história de crescimento e realização profissional do sonho de ser comissária de bordo”;
  • Sobre a comissária Débora Ávila, a chamou de “exemplo de dedicação e comprometimento”.

Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.