As principais tendências para produção de alimentos em ambientes internos, agricultura celular, cultivo de algas, insetos e outras fontes proteicas serão apresentadas no Inhouse Farming – Feed & Food Show, dentro da programação da EuroTier 2024, em novembro na Alemanha
Carne e leite sem animal, peixes sem oceanos, cultivo de algas e outros alimentos dentro de casa e cafés produzidos sem a necessidade de plantações em extensas áreas rurais. Estes são apenas alguns exemplos do que os sistemas alimentares do futuro podem fornecer à população mundial a partir de avançadas tecnologias e pesquisas científicas. E para reunir as inovações nesta área, a Sociedade Agrícola Alemã (DLG) realiza o Inhouse Farming – Feed & Food Show dentro da programação da EuroTier 2024, feira líder mundial em produção animal e que será realizada de 12 a 15 de novembro em Hanover, na Alemanha.
Entre os temas principais do evento está a agricultura celular, que tem o potencial de ajudar a resolver os desafios éticos e ecológicos enfrentados atualmente pela agricultura convencional. A partir da cultura de células, os alimentos já não são produzidos a partir de animais ou plantas, mas extraídos in vitro das células ou produzidos em sistemas de fermentação de precisão por microrganismos que se multiplicam sob condições ideais em biorreatores. Com isso é possível, por exemplo, produzir carnes sem o abate animal, produzir ovos e leite sem a necessidade de uma criação ou ainda produzir cacau e café em ambientes controlados e espaços reduzidos.
Outro ponto de destaque no Inhouse Farming – Feed & Food Show é a Agricultura Ambiental Controlada (CEA), que se baseia em recursos tecnológicos para a agricultura interna e vertical, simulando os fatores ambientais como temperatura, iluminação e umidades do ar e do solo, por exemplo, para a produção de alimentos e rações. “As tecnologias e processos de agricultura interior e vertical oferecem uma abordagem promissora para complementar os sistemas agrícolas tradicionais”, afirma o Prof. Nils Borchard, Chefe de Investigação e Desenvolvimento da DLG.
As fazendas verticais podem ser instaladas em qualquer lugar, desde regiões secas até no centro de grandes cidades. Localizadas em contêineres de alta tecnologia, as fazendas internas permitem o cultivo durante todo o ano em ambiente controlado, garantindo a produtividade da área plantada. “Isto não traz apenas benefícios econômicos, mas também ambientais, como a redução do consumo de fertilizantes e de água, a diminuição ou mesmo a eliminação da utilização de pesticidas e o encurtamento das cadeias de abastecimento”, diz Borchard.
O processo completo de automação para implantação de sistemas de agricultura interna e vertical será apresentado no evento, que contará com soluções inteligentes para iluminação controlada das plantas, sistemas de refrigeração, irrigação, ventilação e desumidificação do ambiente.
Proteínas Alternativas
Além de sistemas internos de alimentação, o Inhouse Farming – Feed & Food Show apresenta soluções para aquicultura, cultivo de peixes, crustáceos, algas e insetos. No Dia Temático da Aquicultura, em 13 de novembro, serão debatidas as tendências de desenvolvimento na aquicultura, na aquaponia e no cultivo de algas que tem um grande potencial para estimular a economia circular com impacto neutro no clima, uma vez as algas retêm cerca de dez vezes mais dióxido de carbono do que as plantas terrestres.
A criação automatizada de insetos como ração proteica de alta qualidade e os desafios da criação industrial de insetos como fonte de alimento também terão um destaque especial no evento, com as mais recentes pesquisas na produção e comercialização desses animais.
“O Inhouse Farming – Feed & Food Show é uma vitrine para os sistemas agrícolas e alimentares independentes do futuro. O amplo programa técnico que acompanha a plataforma de exposições B2B da DLG abordará as principais questões da cadeia de valor de amanhã, trazendo soluções inovadoras para atender à crescente demanda mundial por alimentos e, consequentemente, para a nutrição animal. Este olhar para o futuro e a grandiosidade da feira tem atraído cada vez mais brasileiros para a EuroTier, tanto como expositores quanto como visitantes”, explica Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras, representante oficial da DLG para o Brasil.
Pensando em ampliar as relações com o mercado europeu, a brasileira Kobra é uma das empresas que já confirmaram presença no evento. “A EuroTier é uma feira muito importante, pois reúne os principais players do nosso segmento, oferecendo uma plataforma única para apresentarmos nossos produtos e tecnologias de tratamento de água para a produção animal. Participar deste evento nos permite não apenas demonstrar nossas inovações, mas também estabelecer contatos valiosos, compreender as tendências do mercado e identificar novas oportunidades de negócios. Nossa presença visa consolidar nossa posição no mercado europeu, aumentar nossa visibilidade e expandir nossa rede de distribuidores e parceiros estratégicos”, destaca Igor Zanini, diretor executivo da Kobra.
A EuroTier é a feira líder mundial na produção animal, apresentando a cada edição as principais novidades nas áreas de genética, recursos alimentares e operacionais, sistemas de criação e alimentação. Com expectativa de público de mais de 120 mil visitantes, vindos de 150 países, a feira concentra as inovações nos setores de avicultura, pecuária, suinocultura, aquicultura, proteínas alternativas, tecnologia climática e ambiental, digitalização, tecnologia de ordenha e resfriamento, manejo e remoção de esterco, transporte, processamento, vendas e marketing, bem como serviços para a produção agrícola.
Ainda dentro da programação da EuroTier 2024, será realizada a EnergyDecentral, tradicional feira que abrange toda a cadeia de valor da produção de energia sustentável e a World Poultry Show, que tem mais de 300 expositores especializados na indústria avícola e reúne as principais empresas do setor.
Serviço: EuroTier 2024
Data: 12 a 15 de novembro de 2024
Local: Pavilhão de Exposições de Hanover, Messegelände (Alemanha)
Informações e inscrições: https://www.eurotier.com
Informações para expositores brasileiros: atendimento@baumle.com.br
EuroTier em números:
– 120 mil visitantes de 150 países
– Cerca de 2 mil expositores de 55 países
– 400 conferências e eventos comerciais dentro da programação
– 220 mil m2 de área de exposição, divididos em 13 pavilhões cobertos.
Sobre a DLG
Fundada em 1885, a Sociedade Agrícola Alemã (Deutsche Landwirtschafts-Gesellschaft – DLG) é uma organização politicamente independente, sem fins lucrativos, que promove avanços técnicos e científicos nos setores de alimentos e de agropecuária. Atualmente conta com 31 mil associados e uma rede internacional de cerca de 3.000 especialistas em alimentação e agricultura. Através da sua subsidiária, DLG International, a DLG opera em nove países e também organiza mais de 30 exposições regionais agrícolas e pecuárias em todo o mundo. As principais exposições internacionais da DLG, EuroTier para pecuária e Agritechnica para máquinas agrícolas, que acontecem a cada dois anos em Hanover, Alemanha, proporcionam um impulso internacional para as feiras comerciais locais.
Karina Bernardi
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.