Arquitetura Comportamento Notícias

Os bairros mais desejados do Brasil: o que os torna tão especiais?

Segurança, infraestrutura e lazer são alguns fatores que chamam atenção para os bairros mais cobiçados de São Paulo e do Rio de Janeiro

Um país tão grande quanto o Brasil conta com uma vasta diversidade de bairros. Ao todo, são 14.402 bairros distribuídos em 707 municípios do país, de acordo com o Censo Demográfico 2010, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Diante desse número, existem alguns locais que se destacam por diferentes motivos. O bairro mais rico do Brasil, por exemplo, é o Lago Sul, no Distrito Federal. De acordo com o Mapa da Riqueza da Fundação Getúlio Vargas (FGV), esse resultado se dá pela concentração de renda mensal (R$ 23.141). Em seguida estão Nova Lima (MG) e Aporé (GO), respectivamente.

Em relação ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), a Vila Cordeiro, na Zona Sul de São Paulo, sai na frente do ranking nacional.

Pensando nisso, veja a seguir uma lista com alguns dos bairros mais desejados do país, com foco em São Paulo e Rio de Janeiro.

São Paulo

Vila Madalena

Boêmia, agitada, moderna e completa, a Vila Madalena tem de tudo: bares, restaurantes, lojas, casas noturnas, galerias de arte e o famoso Beco do Batman, uma das principais atrações da região.

Com áreas arborizadas e ótimas opções de transporte público, o bairro é amado pelos jovens, mas também é composto por elementos tradicionais da capital paulista. 

Tudo isso atrai moradores e turistas, o que faz com que a segurança seja um ponto alto devido à boa iluminação e ao alto policiamento. 

Vários trechos de São Paulo sofrem com as chuvas, mas as ruas íngremes da Vila Madalena ficam a salvo das enchentes, o que traz mais tranquilidade aos moradores.

Vila Olímpia

Um dos principais centros corporativos da cidade, a Vila Olímpia é cobiçada por sua infraestrutura de alto padrão e proximidade com diversas empresas, shoppings, restaurantes, bares, teatros, museus, hospitais, entre outros. 

Quem mora e trabalha na região pode ir ao trabalho a pé ou de bicicleta. Aqueles que preferem o transporte público podem contar com a Estação Vila Olímpia ou, a depender da localização, com as estações Berrini e Cidade Jardim – todas da Linha 9-Esmeralda da CPTM.

Moradores afirmam que o bairro é ótimo para tutores de pets e que normalmente se sentem seguros ao andar na rua. 

Itaim Bibi

O metro quadrado mais caro de São Paulo fica no Itaim Bibi, conforme informações do Índice FipeZAP de Venda Residencial, divulgado pelo DataZAP em abril de 2024.

Isso não é à toa. O bairro é o lar de muitas empresas, restaurantes de alta gastronomia, bares, casas noturnas, shoppings de luxo (Iguatemi, JK Iguatemi, Cidade Jardim), cinemas, lojas, hospitais, supermercados, farmácias, bancos, entre outros.

Também é próximo de endereços importantes, como a Av. Brigadeiro Faria Lima, Av. Rebouças, Largo da Batata, Av. Juscelino Kubitschek e Marginal Pinheiros.

O transporte é outro ponto alto. Apesar do trânsito um pouco carregado, é possível fazer muita coisa a pé, mas também há ciclovias e ótimas opções de transporte público, com ônibus municipais e intermunicipais e estações de metrô (Vila Olímpia e Cidade Jardim). 

Jardins

A região dos Jardins é, na verdade, um conjunto de quatro bairros diferentes: Jardim América, Jardim Europa, Jardim Paulista e Jardim Paulistano.

Mesmo que não seja o centro oficial de São Paulo, essa região é, provavelmente, dona da maior movimentação da cidade, já que engloba endereços cruciais para a capital, como Pinheiros, Faria Lima, Av. Paulista, Av. Nove de Julho, Av. Brigadeiro Luís Antônio, Ibirapuera, Rebouças e Cerqueira César. 

Não é difícil concluir que esse grupo forma uma área de alto padrão e grande fluxo comercial, corporativo, turístico, gastronômico e de lazer. Esses são alguns dos bairros mais nobres não somente da cidade ou do estado, mas de todo o país.

A área verde também se destaca. A partir de 1913, o governo de São Paulo começou a planejar lotes com infraestrutura moderna, luxuosa e bastante contato com a natureza. É por isso que o nome Jardins foi escolhido. 

Rio de Janeiro

Jardim Botânico

O Jardim Botânico é ideal para quem gosta de tranquilidade, mas ainda quer estar perto dos principais atrativos do Rio.

Com localização privilegiada na Zona Sul, é um bairro vizinho da Lagoa e da Gávea. Alguns moradores de apartamentos mais altos conseguem até mesmo ver o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar da janela de casa.

Indicado para todas as idades, o Jardim Botânico tem bom policiamento, muito contato com a natureza e ótimas opções para passeios ao ar livre.

Leblon

Cenário de novelas e filmes, o Leblon é o bairro mais caro do Rio de Janeiro devido à beleza da famosa Praia do Leblon, o Morro Dois Irmãos e a proximidade com a Gávea, Ipanema e a Lagoa Rodrigo de Freitas. 

A infraestrutura contempla imóveis de alto padrão, segurança, ruas iluminadas, espaços naturais, ciclovias, opções de transporte público – incluindo VLT e a estação de metrô Antero de Quental – serviços essenciais e centenas de alternativas gastronômicas e comerciais.

Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca é o bairro com melhor qualidade de vida de todo o Rio de Janeiro, segundo o Índice de Progresso Social (IPP), realizado pelo Instituto Pereira Passos.

A modernidade e a natureza vivem lado a lado de maneira harmoniosa. De um lado, a Praia da Barra. Do outro, a Lagoa de Marapendi. No meio, a Av. Lúcio Costa, a via mais importante da Zona Oeste, com condomínios de alto padrão e inúmeras opções de lazer, comércio, gastronomia e cultura.

O que também chama a atenção é a proximidade com outros cartões-postais do Rio, como as praias (Reserva, Joatinga, Pepê, Pontal), a Ilha da Gigóia, o Parque Nacional da Tijuca e muito mais.

Tudo isso atrai turistas de todo o mundo. Seguindo a sofisticação do bairro, há diversos hotéis cinco estrelas com longos catálogos de serviços, incluindo acomodações luxuosas, restaurantes de alta gastronomia, spa, fitness center e as melhores opções de day use no Rio de Janeiro.

Além dos pontos turísticos naturais, os visitantes também aproveitam o BarraShopping, Museu da CBF, Cidade das Artes, Teatro dos Grandes Atores, Bosque da Barra, Parque Olímpico, etc.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.