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Gestão dos postes da Celesc: Redução na conta de luz e melhoria na infraestrutura beneficiam a população

A gestão eficiente dos postes pela Celesc beneficia diretamente a população de Santa Catarina, principalmente por reduzir a conta de luz. A receita obtida pelo uso compartilhado dos postes com empresas de telecomunicações é usada para diminuir o custo da energia. 

Além disso, essa administração melhora a organização das cidades, retirando cabos irregulares, o que aumenta a segurança nas ruas. Entre 2023 e 2024, 50 toneladas de cabos irregulares foram retirados dos postes. 

Nos últimos quatro anos, essa prática contribuiu para uma queda acumulada de 4,65% na tarifa de energia, sendo 1,46% só em 2024.

Grande parte dessa redução veio do dinheiro arrecadado com o aluguel dos postes para empresas de internet e telefone. Esse valor é revertido diretamente para reduzir as contas de energia. Ao mesmo tempo, a Celesc melhora a organização da infraestrutura urbana, o que gera mais economia para a população.

Regularização e modernização da infraestrutura

Além de reduzir a tarifa, a Celesc tem trabalhado na fiscalização e modernização dos postes. Entre 2023 e 2024, mais de 76 mil postes foram verificados e 50 toneladas de cabos irregulares foram retirados. Isso melhora tanto a segurança quanto a estética das cidades, além de otimizar o uso da infraestrutura.

A Celesc criou uma equipe dedicada exclusivamente à gestão dos postes. Em colaboração com operadoras de telecomunicações, prefeituras e entidades como o Procon, a empresa busca regularizar e otimizar o uso dessa infraestrutura. 

Com essa gestão, a Celesc garante que os cabos de telecomunicações estejam bem organizados e que a infraestrutura das cidades seja mais segura. O dinheiro arrecadado com o uso dos postes é utilizado para reduzir as contas de luz, o que traz alívio financeiro para as famílias sem comprometer a qualidade dos serviços da Celesc.

“A Celesc está sempre buscando maneiras de gerar mais valor para os catarinenses. A gestão eficiente dos postes não só organiza melhor as cidades, como também nos permite reduzir as contas de energia, reforçando nosso compromisso com o bem-estar dos consumidores”, destacou o presidente em exercício da Celesc, diretor de Finanças e Relações com Investidores, Júlio Cesar Pungan.

Carlos Eduardo Marcussi, gerente do Departamento de Telecomunicações e Compartilhamento da Celesc, vai na mesma linha. 

“A criação de uma área na Celesc dedicada à gestão dos postes foi essencial para alcançarmos esses resultados. Com a fiscalização rigorosa e a remoção de cabos irregulares, melhoramos a segurança e eficiência da infraestrutura, o que beneficia diretamente os catarinenses”.

Imprensa Celesc – Administração Central
ADC/ASEC
imprensa@celesc.com.br


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