Artes Cultura Notícias

Foi uma linda sexta-feira

Cerca de 300 pessoas compareceram na Igreja Matriz de Alfredo Wagner para ver, ouvir e se emocionar com a apresentação da Orquestra Filarmônica Catarinense em sua primeira apresentação na cidade. O espetáculo faz parte dos eventos “Música na Primavera”, iniciativa da Associação de Turismo Viva Alfredo Wagner, com patrocínio local da Cresol e apoio da Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner, Sicoob e Sicredi.

Sob aplausos de pé, o público não deixou a audição terminar e a orquestra voltou duas vezes para o “mais um”. Iná Campos, turista que estava em Alfredo neste final de semana com a família, ficou encantada. “Foi lindo demais, a boa música traz alegria e uma emoção que contagia. Havia um casal na nossa frente que se abraçava ao final de cada música. E eu soube depois, conversando com eles, que esta foi a sua primeira vez em um espetáculo de música erudita”, disse a visitante que também participou do jantar em homenagem aos músicos.

Tarcísio Mattos utilizou a oportunidade para anunciar que a apresentação da OFIC marca o início dos preparativos para o “1º Festival da Primavera – Música Por todo Canto”, a ser realizado em setembro de 2025. “Vai ter música do Lessa à Catuíra, do Soldados à Demoras, além de pelo menos seis apresentações aqui na Igreja Matriz. Haverá eventos de formação e atividades paralelas que finalizarão com música”, afirmou Tarcísio, que também é Presidente da Comissão de Organização do Festival de 2025.

A Filarmônica apresentou peças de compositores brasileiros, como “Três Canções do Sul do Brasil”, de Eduardo Frigatti, e “Mourão”, de Cesar Guerra-Peixe, e a clássica “Serenata para Cordas”, de Tchaikovsky. “Foi uma das mais calorosas recepções que já tivemos e Alfredo Wagner estará sempre em nossos roteiros. Convidem que voltaremos”, disse Fernanda Silvério, produtora da OFIC que acompanhou os músicos.

Após o concerto, músicos, produtores e técnicos da Orquestra Filarmônica Catarinense foram recebidos no Althoff House para o “Jantar Com a Orquestra”, oferecido pela ATUVIVAW também para associados, autoridades e convidados.

Durante o brinde em homenagem à orquestra, Andreia Hinkel, diretora da Associação de Turismo Viva Alfredo Wagner, enfatizou a importância de turismo e cultura caminharem de mãos dadas. “No calendário de atividades que vamos propor, a cultura terá papel de destaque. Iremos muito além de trazer espetáculos. Vamos incentivar o florescimento das potencialidades coletivas e individuais para tornar cada vez mais plural o turismo que nasce em Alfredo Wagner”.

O “Música na Primavera de Alfredo Wagner” tem continuidade no próximo sábado, dia 2 de novembro, quando a Camerata Florianópolis apresentará o espetáculo “Clássicos Populares”, às 20 horas, também na Igreja Matriz Bom Jesus, junto ao trevo da cidade.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.