Economia

Energia verde vai garantir crescimento energético no Brasil

Com novas oportunidades, torna-se necessário a inovação do setor para otimizar a produção e garantir a qualidade e eficiência dos processos

São Paulo – 29 de outubro de 2024 – Com a capacidade instalada da produção de biogás no Brasil crescendo em média 21% nos últimos cinco anos, e com uma produção de 4.339 Nm3/ano, em 2023, conforme dados do Panorama do Biogás 2023, publicado pelo CIbiogas – Panorama do Biogás no Brasil em 2023 (cibiogas.org), o cenário energético brasileiro já abre novas oportunidades.

Segundo a publicação, 338 novas plantas de biogás entraram em operação no ano passado e outras 44 estavam em implantação, que se somaram às 983 já em operação no País. Atualmente, ainda segundo o CIBiogás, essas plantas cadastradas no país estão concentradas no Paraná (54% dessa produção), seguido por Minas Gerais (280 plantas), Santa Catarina (85) e São Paulo (83). Mas ainda é um desafio. Entre 2011 e 2020, o Biogás cresceu 800% no Brasil, porém a produção não ultrapassou 1,5% do potencial do país, conforme estudo liderado por pesquisadores da Universidade de São Paulo

Stephanny Maciel, Engenheira Eletricista da Vaisala e responsável pelos negócios de Power & Energy no Brasil, acredita que para o potencial ser explorado na maneira correta e obedecendo a legislação, é necessário o uso de tecnologias adequadas para fomentar ainda mais o impacto desse crescimento no cenário energético brasileiro. “É preciso conhecer e explorar estratégias eficazes que otimizam a produção de biogás e biometano (alternativas ao gás natural e aos derivados de petróleo). Estamos vivendo uma época de novas oportunidades no campo energético nacional” afirma a engenheira.

Ambas as produções são a partir da decomposição de materiais orgânicos, fontes de energia que podem substituir a extração de combustíveis fósseis do solo. De acordo com a engenheira da Vaisala – empresa líder global em medições climáticas, ambientais e industriais – tudo isso tem a ver com a sustentabilidade. “É preciso que empresas forneçam soluções tecnológicas de ponta, que contribuam ativamente para a transição global para fontes de energia mais limpas e renováveis. Isso certamente vai aumentar e facilitar a produção”, salienta.

Combustível do Futuro

Nos últimos anos, o setor de biogás tem experimentado um crescimento notável, impulsionado pela demanda cada vez maior de energia renovável e práticas sustentáveis. A Lei do Combustível do Futuro – norma que estabelece a criação de programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, entre outras – representa uma oportunidade significativa para a expansão da produção de biogás no Brasil.

“Por isso a necessidade de uso de tecnologias inovadoras e por empresas   comprometidas com a sustentabilidade, que apoiem esse avanço e garantam que outras empresas possam operar de forma eficiente e competitiva neste novo cenário energético. É um benefício para os negócios e para um futuro energético mais sustentável e resiliente no Brasil”, garante Stephanny Maciel.

Mais informações para a imprensa

Roberto Lima – +55 11 99680-8838 | roberto@presscomunica.com.br

Marco Dabus – +55 11 99242.4295 | marco@presscomunica.com.br

Sobre a Vaisala  

A Vaisala é líder global em medições climáticas, ambientais e industriais. Com mais de 85 anos desde sua fundação, a empresa é uma parceira confiável para clientes em todo o mundo, oferecendo uma gama abrangente de produtos e serviços inovadores de observação e medição. Com sede na Finlândia, a companhia emprega mais de 1.900 profissionais globalmente e está listada na bolsa de valores Nasdaq Helsinki. A Vaisala é também uma das poucas empresas que oferecem tecnologia em mais de um planeta: o Rover marciano Curiosity está equipado com sensores de pressão e umidade da Vaisala, para análise da superfície atmosférica de Marte.

Para mais informações, visite https://www.vaisala.com/pt


Roberto Lima
www.presscomunica.com.br
Press Services


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.