O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) vive dias de intensa emoção com o aguardado Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) em Santa Cruz do Sul. Considerado o maior festival amador de arte da América Latina, o evento reune, entre 15 e 17 de novembro, mais de 4.500 competidores em 25 modalidades artísticas e culturais, incluindo danças tradicionais, chula, declamação, trova e outros. O ENART destaca-se pela diversidade das apresentações e pela valorização das manifestações culturais e artísticas do Rio Grande do Sul, atraindo milhares de espectadores ao Parque da Oktoberfest, onde ocorrerão as danças tradicionais, conhecidas por lotarem o espaço e encantarem o público.
Para Ilva Goulart, presidente do MTG, este será um momento de união e reconstrução. “Será o ENART da retomada para muitos gaúchos. Tivemos o Rio Grande assolado por enchentes, com CTGs que foram completamente inundados. Mas, com grande resiliência, a maioria das entidades trabalhou na reconstrução, auxiliando a comunidade, oferecendo alimentos e apoio. O ENART traz essa mensagem de superação e solidariedade”, disse.
O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2024 teve suas primeiras apresentações na noite de sexta-feira, 15, no Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest e no Palco B. Com início às 19h30, o evento destacou o talento de invernadas artísticas na Eliminatória de Danças Tradicionais Força A, Bloco 1, encantando o público com interpretações criativas e temas que exaltaram a identidade cultural do Rio Grande do Sul. Organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o festival reúne mais de 4.500 competidores na fase final, distribuídos em 25 modalidades.
A primeira etapa definiu já quatro classificados na Força A e outros quatro classificados na Força B anunciados no início da madrugada deste sábado, 16. Na Força A, foram para final: o CTG Lalau Miranda, de Passo Fundo (7ª RT); o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha (1ª RT); o CTG Sentinelas do Pago, de Marau (7ª RT); e o CTG Carreteiros do Sul, de Pelotas (26ª RT). Os classificados do Bloco 1 na Força B das Danças Tradicionais foram: CTG Tropilha Crioula, de Getúlio Vargas (19ª RT); o CTG Rodeio da Querência, de Frederico Westphalen (28ª RT); o CTG Darci Fagundes, de Guaíba (1ª RT); e o CTG Última Tropeada, de Guaporé (11ª RT).
As competições seguem até domingo, 17, culminando com as finais de danças tradicionais e outras atrações nas modalidades do festival. O encerramento, previsto para as 19h30min, contará com uma apresentação especial do CTG Paixão Côrtes, vencedor do Fegadan 2024, e será concluído com a emblemática Dança da Integração.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.