Segundo Rafael Franco, CEO da Alphacode, os apps permitem que a fidelização do público apresente resultados além dos dias promocionais
Com a chegada de novembro, as empresas intensificam os preparativos para a Black Friday, um momento estratégico para otimizar vendas e atrair novos clientes. No entanto, mais do que promoções, alguns diferenciais são essenciais para conquistar e fidelizar o público nos meses seguintes, aproveitando ao máximo o potencial dessa ação.
A Black Friday 2024 deve movimentar cerca de R$ 9,3 bilhões no Brasil, um crescimento de 9,1% em relação ao ano passado, segundo a Confi.Neotrust. Próxima da sua 14ª edição no país, a data se tornou estratégica para o varejo, com consumidores aguardando a última sexta-feira de novembro para aproveitar grandes descontos em produtos que vão de eletrodomésticos até presentes. Inspirada na tradição norte-americana, a Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e consolidou-se como um dos maiores eventos de vendas do ano, movimentando lojas físicas e e-commerce em todo o país.
De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habibs, Madero e TV Band, uma das ferramentas mais eficazes para se destacar durante a campanha é o uso de um aplicativo próprio, que possibilita às marcas oferecer uma experiência personalizada e altamente responsiva aos consumidores. “Com recursos como notificações push em tempo real, atendimento customizado, programas de fidelidade e navegação otimizada, o app próprio não só impulsiona as vendas, como também reforça o relacionamento com os clientes, preparando o terreno para ações futuras”, completa.
A principal vantagem de um aplicativo próprio é sua capacidade de oferecer interatividade imediata, o que pode fazer a diferença durante uma campanha como a Black Friday, em que as decisões de compra são tomadas rapidamente. Notificações push permitem que as marcas avisem seus clientes sobre promoções exclusivas e mudanças nos estoques em tempo real, aumentando a probabilidade de conversão. Além disso, a personalização no atendimento cria uma jornada de compra mais fluida e alinhada ao perfil de cada usuário. A navegação é mais otimizada no ambiente do aplicativo, melhorando a experiência de compra, o que leva a uma taxa de retenção maior.
“O objetivo desse tipo de estratégia é transformar o aplicativo em um canal direto e exclusivo, indo muito além da Black Friday em si”, pontua. Além da aquisição inicial de público e conversão, ele pode se tornar a principal interface entre a marca e seus consumidores, seja para promoções, seja para atendimento contínuo. “Com o uso do app, as marcas podem aumentar suas vendas durante a Black Friday, mas também construir um canal de relacionamento que fideliza clientes para futuras campanhas”, conclui.
Um dos aspectos estratégicos do aplicativo próprio é a análise instantânea de dados, que fornece insights importantes sobre o comportamento do consumidor. Isso permite que as marcas ajustem suas campanhas em tempo real, tornando-as mais eficazes e atraentes ao longo de todo ano. O recurso de programas de fidelidade também é um diferencial, já que incentiva os usuários a continuarem comprando, mesmo após o término da Black Friday.
Sobre Rafael Franco
Empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software. Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste segmento como Grupos Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por dezenas de aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses, principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs. Para mais informações, acesse o site, @alphacode ou Linkedin.
