As mídias sociais estão lotadas de diz-que-diz e palavras de ordem sobre possível mobilização das Forças Armadas. O quê de fato está ocorrendo?
Apoiadores do Presidente Bolsonaro tem divulgado um canal de comunicações do Exército como se fosse para um alistamento de civis que possuem o CACs (Certificado de Registro para Colecionamento, Tiro Desportivo e Caça) contra o resultado das eleições.
Ao mesmo tempo em que Ministros e apoiadores divulgavam em suas redes sociais a página para recebimento de uma newsletter do Exército “O Veterano” como se fosse para engajamento de civis, o Exército organizava a EXAR: Exercício de Apresentação da Reserva.
Criado em 2015 o EXAR tem como principais finalidades:
- praticar o mecanismo de convocação;
- avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização;
- atualizar dados;
- cultivar o espírito cívico dos integrantes da Reserva;
- e consolidar os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da Ativa e da Reserva.
O EXAR pode ser realizado através da Internet pelo endereço eletrônico exarnet.eb.mil.br ou na Organização Militar (OM) em que estiver vinculado ou na mais próxima de onde reside e apenas durante os 5 (cinco) anos seguintes ao licenciamento, destinado aos Oficiais e Praças da Reserva e reservistas que devem realizar o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).
O objetivo do Exercício de Apresentação da Reserva não trata, em hipótese alguma, de qualquer forma de alistamento ou convocação de civis para servir ao Exército e às Forças Armadas em caso de necessidade.
Já o formulário divulgado nas redes sociais, como se fosse para esse cadastramento, destina-se, única e exclusivamente, para receber por e-mail atualizações sobre o informativo “O Veterano” do Exército, que divulga assuntos de interesse da Força Terrestre.
Você poderá verificar no próprio site do exército clicando aqui.