Clima Meteorologia Notícias

Defesa Civil em alerta para elevação do Rio Itajaí-Açu

Volume de chuvas pode fazer o rio atingir 8 metros; moradores de áreas baixas devem se preparar

A Defesa Civil de Rio do Sul, no Alto Vale, emitiu um alerta devido às intensas chuvas ocorridas no final de semana, que podem fazer o nível do Rio Itajaí-Açu atingir 8 metros neste domingo (7). Com a cota de atenção fixada em 8,5 metros, a população deve permanecer vigilante para possíveis mudanças na situação.

Nos últimos dias, cidades como Ituporanga, Agrolândia, Aurora, Vidal Ramos, Alfredo Wagner e Trombudo Central registraram volumes de chuva superiores a 100 milímetros, contribuindo significativamente para a cheia na bacia do Rio Itajaí-Açu. Atualmente, a barragem de Taió está com todas as comportas fechadas, enquanto a barragem de Ituporanga, em manutenção, mantém quatro comportas abertas.

A Defesa Civil recomenda que os moradores de áreas baixas em Rio do Sul, que são suscetíveis a inundações quando o rio atinge 8 metros, comecem a retirar seus pertences de forma preventiva. Se necessário, seis abrigos poderão ser abertos ao longo da tarde deste domingo para acolher famílias desalojadas.

O plantão da Defesa Civil estará ativo e o telefone 199 disponível para emergências. A população deve estar atenta ao risco de deslizamentos de terra, quedas de barreiras e rachaduras em terrenos ou paredes. Em qualquer situação de urgência, é essencial contatar a Defesa Civil e deixar o imóvel imediatamente.

Novos comunicados poderão ser emitidos a qualquer momento, conforme a situação evolua. A colaboração da comunidade é fundamental para garantir a segurança de todos.


Principais Pontos de Alerta:

  • Chuvas Intensivas: As cidades contribuintes para a bacia do Rio Itajaí-Açu registraram volumes superiores a 100 milímetros.
  • Barragens: A barragem de Taió está com todas as comportas fechadas, enquanto a de Ituporanga mantém quatro abertas devido a manutenção.
  • Áreas Suscetíveis: Moradores de áreas baixas devem começar a retirar seus pertences.
  • Abrigos: Se necessário, seis abrigos serão abertos ao longo da tarde para acolher desalojados.
  • Riscos Adicionais: Atenção para deslizamentos de terra, quedas de barreiras e rachaduras em terrenos e paredes.
  • Contatos de Emergência: Defesa Civil – telefone 199.