Durante a sessão ordinária na manhã desta quinta-feira (20), o deputado Mário Motta (PSD), que preside a Comissão dos Direitos do Consumidor e do Contribuinte e de Legislação Participativa, foi à tribuna para divulgar as informações prestadas pela Celesc sobre os problemas envolvendo a implantação do novo sistema digital da empresa, o aplicativo Conecte.
Segundo o parlamentar, somente em chamadas abertas, foram registrados nos últimos meses 2.659 erros, entre faturas não entregues e imprecisões nos valores nas tarifas de energia, dos quais 389 ainda aguardam solução.
Em resposta à comissão, a presidência da empresa informou que pretende regularizar a situação até o dia 30 de abril. “A reunião deixou claro que a Celesc tem se empenhado na correção das falhas e que seus esforços já apresentam resultados, no entanto, a persistência de alguns problemas exigem que a empresa intensifique suas ações para garantir a solução completa das pendências até o prazo final estabelecido.”
Motta disse que a Celesc também se comprometeu a prestar algumas ações reparatórias aos consumidores lesados, como a isenção da cobrança de juros, multas e correção monetária de contas em atraso decorrentes de erro da empresa. Também a concessão do dobro de prazo para a quitação das faturas em atraso. Conforme disse, se o cliente deixou de pagar três contas, ele terá seis meses para efetuar o pagamento, que poderá ser parcelado.
Ao final, ele ressaltou que a comissão “permanecerá atenta e cobrando melhorias contínuas e o cumprimento dos prazos estabelecidos”.
Texto: Alexandre Back/Agência AL
Foto: Bruno Collaço/Agência AL