Alfredo Wagner respira arte e cultura nesta sexta-feira, com a primeira apresentação na cidade do Polyphonia Khorus, um dos mais renomados grupos corais do Sul do Brasil, e o lançamento do livro “Alfredo Wagner nas Trilhas de Eva Schneider”, de autoria de Tarcísio Mattos. Ambas as ações são iniciativas da Associação de Turismo Viva Alfredo Wagner (Atuvivaw).
O coral traz para Alfredo Wagner o concerto “Polyphonia Canta Edino Krieger”, uma homenagem significativa a um dos grandes nomes da música catarinense e brasileira. Será às 19 horas, na Igreja Matriz Bom Jesus, com entrada gratuita e censura livre. O espetáculo faz parte da turnê estadual que conta com o apoio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina.
Para Joice Della Roca, produtora do espetáculo, “apresentar obras para coro de Edino Krieger reflete a importância de seu legado musical, que se destaca pela versatilidade e riqueza de elementos composicionais”.
Krieger, além de ser um renomado compositor, também atuou como crítico musical e produtor cultural, contribuindo de maneira ampla para a cena musical do Brasil. Seu vasto catálogo abrange uma diversidade de gêneros e formatos, incluindo obras para orquestra sinfônica, música de câmara, oratórios e composições para coro, demonstrando sua capacidade de dialogar com diferentes estilos e épocas.
Suas peças são reconhecidas pela profundidade emocional e complexidade técnica, o que proporciona momentos de apreciação e reflexão, acessíveis a todas as idades. A execução frequente de suas obras tanto no Brasil quanto no exterior, evidencia sua relevância e a universalidade de sua música.
“”Polyphonia Canta Edino Krieger” não apenas celebra a obra de um artista fundamental, mas também convida o público a explorar e valorizar a rica tradição musical brasileira, reforçando a importância da música como um elemento de união e reflexão na sociedade”, completa Joice.
O livro
Logo após a apresentação do coral haverá o lançamento do livro “Alfredo Wagner nas trilhas de Eva Schneider”, de Tarcísio Mattos, em evento no restaurante Salto das Águas. A publicação é resultado de seleção de projetos do Plano Nacional Aldir Blanc de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, através de Edital de seleção lançado pela Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner, que teve a Atuvivaw como um dos produtores culturais contemplados.
Tarcísio usa a personagem Eva Schneider, criação da escritora alfredense Carol Pereira, para conduzir o leitor a dez comunidades do município que mesclam tradição, história e potencialidades turísticas. “Trazer a Eva como guia para mostrar Alfredo Wagner potencializa a cultura local através da jovem personagem que viveu inúmeras aventuras por aqui no começo do século 20, e explorou todos os locais que hoje fazem do município um destino único dentre os tantos que Santa Catarina dispõe”, justifica o autor.
“Alfredo Wagner nas trilhas de Erva Schneider” é um livro de mesa, médio formato, capa dura e 80 páginas. Para a sua produção, Tarcísio e a produtora Luzia Eicke percorreram centenas de quilômetros pelas estradas do interior do município em busca das paisagens e das conversas com os moradores. O autor se debruçou sobre dezenas de livros, publicações e documentos para trazer para os dias atuais a história da formação de cada uma das comunidades retratadas na publicação. Entre elas estão o icônico “Soldados do Sebold” e “Catuira”, berço da ocupação do território que hoje é Alfredo Wagner
Parte da tiragem será destinada à rede de ensino, bibliotecas e centros culturais e turísticos da região, e parte será coloca à venda avulsa, ao valor unitário de R$ 60,00.
———
O Polyphonia Khoros:
O Polyphonia Khoros, é um grupo vocal de Florianópolis (SC) fundado em 2000, pela maestrina Mércia Mafra Ferreira. O grupo é, primordialmente, um coro de câmara e seu repertório inclui peças eruditas, barrocas, clássicas, românticas e modernas. É um coro eclético, que apresenta também obras completas para coro e orquestra, coro e órgão de tubos, coro e piano, coro e violão e participa de montagem de óperas desde 2002.
Realiza turnês por cidades de Santa Catarina, Sul e Sudeste do Brasil, além de Argentina e Uruguai. Apanes um ano após a sua formação, foi criado o Instituto Polyphonia, entidade sem fins lucrativos que promove, desde 2001, a prática e a apreciação de música vocal, formando cantores e plateias amplas.
Tarcísio Mattos
O autor de “Alfredo Wagner nas trilhas de Eva Schneider” é jornalista, tendo trabalhado nos anos de 1980 para os jornais “O Estado” e “Diário Catarinense”. Foi fundador da agência de notícias “Soma Fotojornalismo” e da “Tempo Editorial”, especializada em livros de arte, com dezenas de livros editados.
Em 2013 mudou de Florianópolis para o Sítio Pedras Rollantes, em Alfredo Wagner, onde se dedica a produção de citros com certificação orgânica e a administrar as casas de sua pousada.
Mais informações: Tarcísio (48) 9 9189 9982