Foi um sucesso o III Encontro Catarinense de Escritores e I Encontro Internacional de Escritores de Alfredo Wagner e Região. Escritores e acompanhantes se reuniram na Sociedade Recreativa União Club e na Escola de Educação Básica Silva Jardim para trocar idéias, propostas e conhecer o pensamento e a diversidade cultural brasileira.
A Natureza colaborou permitindo que a chuva desse uma trégua para que os visitantes pudessem usufruir as belezas naturais e culturais de nosso município.
A Academia de Letras do Brasil/SC-AW, a Prefeitura Municipal através da Secretaria da Educação e o Lions Clube se esforçaram em bem receber os escritores visitantes.A programação começou na sexta-feira de manhã com o credenciamento dos escritores.

A psicóloga e escritora Regina Drumond, veio de Belo Horizonte para nos dar uma excelente palestra sobre de motivação: “O Jardim dos Valores Humanos”. Suas palavras marcaram profundamente a todos e repercutiram mesmo depois de encerrado o III Encontro Catarinense de Escritores.
Rafael Reinehr, Editor, escritor, médico, fotógrafo, cineasta, músico e empreendedor cultural e social proferiu uma excelente palestra mostrando a utilização da literatura como veículo de propagação de idéias e formadora de opiniões.
As palestras na Escola de Educação Básica Silva Jardim foramrealizadas por alunas do Curso de Letras da UNIPLAC, e pór mais três escritores, destacando-se especialmente o Dr. Mário Carabajal, fundador e Presidente da Academia de Letras do Brasil que fez questão de dirigir suas palavras aos Alunos.
As palestras realizadas pelas alunas da UNIPLAC foram: “Um escritor que veio das arábias” paletrante: Denize Favoreto dos Passos; “Vinícius de Moraes – Identidade inconfundível” palestrante Patrícia Silveira de Souza.

A Escritora Ana Esther palestrou sobre sua experiência como escritora no Brasil e exterior, além de demonstrar a possibilidade de produção própria de livros, diagramação e encadernação, objetivando motivar e fomentar a escrita entre os alunos presentes no auditório.
O também escritor Klaibson Natal Ribeiro Borges ministrou palestra sobre as “novas formas de se publicar um livro, sob as máximas do desenvolvimento tecnológico”
O Segundo dia do III Encontro Catarinense de Escritores foi igualmente proveitoso e cheio de atividades.
Pela manhã um passeio para conhecer as belezas naturais, históricas e culturais do município. Os escritores visitaram o Museu Arqueológico da Lomba Alta e o Recanto da Arte. A tarde, após um animado almoço no Restaurante Lagoa Schuller (antigo Pesque-pague) com uma saborosa e alegre recepção do grupo de teatro Reumatismo e um almoço delicioso. Os escritores voltaram para o União Club para as atividades vespertinas e encerramento do Encontro.

Gledis Tissot, Vice Presidente da União Brasileira de Trovadores de Balneario Camboriú, juntamente com Maria Luiza Walendowsky, presidente da UBT para a Seção de Brusque e Ari Santos de Campos, presidente da secção Itajaí da UBT, fez uma bela apresentação da entidade que representam e declamaram algumas trovas.
Em seguida falou o Dr. Altair Wagner, presidente da Fundação Alfredo Henrique Wagner, que mantem o Museu Arqueológico da Lomba Alta, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e vice-presidente da Academia de Letras do Brasil/SC Municipal Alfredo Wagner. Sua palestra teve como tema a História da Capital das Nascentes, ressaltando aspectos poucos conhecidos. Seus conhecimentos de nossa história ficaram patentes e demonstraram o quanto a pesquisa histórica é rica em ensinamentos.
Especialmente importante foi a participação da Associação Lageana de Escritores. Uma caravana de escritores da ALE participou durante todo sábado. Névio Fernandes, presidente da entidade fez a apresentação dos escritores e da associação, convidando a todos para a Bienal do Livroque será realizada em Lages.
Carol Pereira e Maria Eliza Schweitzer professoras da Escola de Educação Básica Silva Jardim fizeram a apresentação do Blog “Alfredo Wagner – Terra Querida” concebido para divulgar a história do município e comemorar os cinquenta anos de sua emancipação.

Mário Carabajal, presidente da ALB, outorgou o grau de Doutores em Filosofia Univérsica – Ph.I. Filósofos Imortais ”Honoris Causa” em reconhecimento a produção filosofo/literária de repercussões internacionais as escritoras Rosa DeSouza (Portugal), Lorena Ellis (EUA), Ana Esther Balbão Pithan (Florianópolis) e escritores JB Xavier (São Paulo) e Mauro Demarchi (Alfredo Wagner, SC).

Durante todo o dia de sábado, na praça em frente ao Clube onde se realizava o III Encontro Catarinense de Escritores professores da Escola Passo da Limeira apresentavam a Feira Literária com poesias e textos de seus alunos. Esta feira precisa ser realizada periodicamente pois é interessante ver o desenvolvimento intelectual dos alunos. Quem sabe uma feira com a participação de todas as escolas de Alfredo Wagner poderia ser feita periodicamente mostrando o trabalho dos alunos alfredenses.
Comments are closed.