Artes Cultura Notícias

Foi uma linda sexta-feira

Cerca de 300 pessoas compareceram na Igreja Matriz de Alfredo Wagner para ver, ouvir e se emocionar com a apresentação da Orquestra Filarmônica Catarinense em sua primeira apresentação na cidade. O espetáculo faz parte dos eventos “Música na Primavera”, iniciativa da Associação de Turismo Viva Alfredo Wagner, com patrocínio local da Cresol e apoio da Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner, Sicoob e Sicredi.

Sob aplausos de pé, o público não deixou a audição terminar e a orquestra voltou duas vezes para o “mais um”. Iná Campos, turista que estava em Alfredo neste final de semana com a família, ficou encantada. “Foi lindo demais, a boa música traz alegria e uma emoção que contagia. Havia um casal na nossa frente que se abraçava ao final de cada música. E eu soube depois, conversando com eles, que esta foi a sua primeira vez em um espetáculo de música erudita”, disse a visitante que também participou do jantar em homenagem aos músicos.

Tarcísio Mattos utilizou a oportunidade para anunciar que a apresentação da OFIC marca o início dos preparativos para o “1º Festival da Primavera – Música Por todo Canto”, a ser realizado em setembro de 2025. “Vai ter música do Lessa à Catuíra, do Soldados à Demoras, além de pelo menos seis apresentações aqui na Igreja Matriz. Haverá eventos de formação e atividades paralelas que finalizarão com música”, afirmou Tarcísio, que também é Presidente da Comissão de Organização do Festival de 2025.

A Filarmônica apresentou peças de compositores brasileiros, como “Três Canções do Sul do Brasil”, de Eduardo Frigatti, e “Mourão”, de Cesar Guerra-Peixe, e a clássica “Serenata para Cordas”, de Tchaikovsky. “Foi uma das mais calorosas recepções que já tivemos e Alfredo Wagner estará sempre em nossos roteiros. Convidem que voltaremos”, disse Fernanda Silvério, produtora da OFIC que acompanhou os músicos.

Após o concerto, músicos, produtores e técnicos da Orquestra Filarmônica Catarinense foram recebidos no Althoff House para o “Jantar Com a Orquestra”, oferecido pela ATUVIVAW também para associados, autoridades e convidados.

Durante o brinde em homenagem à orquestra, Andreia Hinkel, diretora da Associação de Turismo Viva Alfredo Wagner, enfatizou a importância de turismo e cultura caminharem de mãos dadas. “No calendário de atividades que vamos propor, a cultura terá papel de destaque. Iremos muito além de trazer espetáculos. Vamos incentivar o florescimento das potencialidades coletivas e individuais para tornar cada vez mais plural o turismo que nasce em Alfredo Wagner”.

O “Música na Primavera de Alfredo Wagner” tem continuidade no próximo sábado, dia 2 de novembro, quando a Camerata Florianópolis apresentará o espetáculo “Clássicos Populares”, às 20 horas, também na Igreja Matriz Bom Jesus, junto ao trevo da cidade.