Legislativo Notícias

Gilmar Sani e Jaison Werlich assumem Prefeitura de Alfredo Wagner

Gilmar Sani e Jaison Werlich assumem a prefeitura tendo recebido 56,18% dos votos representando 3.584 eleitores alfredenses e tendo derrotado Edenilson Rodrigues de Souza, que ficou em segundo lugar com 43,82% (2.795 votos) para uma eleição com 8,21% de abstenção, 1,14% votos brancos e 1,94% votos nulos.

A posse contou com público restrito, devido a pandemia, porém foi bem concorrida.

Segundo o cerimonial de posse já consagrado em todo o Brasil há muitos anos e seguido por todas as Câmaras de Vereadores no território nacional, os vereadores eleitos após comprovarem sua diplomação e assinarem o livro de presença, elegem a mesa diretora e esta conduz os trabalhos para a posse do Prefeito e seu vice.

Esta simbologia é importante pois o povo representado pelos vereadores é que conferem a autoridade para que o prefeito eleito possa administrar o município.

Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS, sendo também responsável pelas políticas nas áreas da educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para auxiliá-lo na tarefa, o prefeito conta com secretários que são nomeados para a atividade específica da secretaria municipal. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

O Jornal Alfredo Wagner Online deseja ao Prefeito Gilmar Sani, ao Vice-Prefeito Jaison Werlich e a todos os Vereadores uma administração e legislatura tranquila, baseada no diálogo e no pensamento de tudo fazer pelo Povo Alfredense.

Embora a cerimônia fosse totalmente civil e transcorrido na maior civilidade, após a mesma, o Pároco Leandro Kammer, da Igreja Católica e o Pastor Fabrício da Igreja Evangélica de confissão Luterana, dirigiram ao público sábias palavras sobre o conceito Cristão de governar e invocaram as bênçãos de Deus sobre os novos administradores e legisladores.

A cerimônia de posse foi transmitida ao vivo pela equipe da Câmara de Vereadores em seu perfil no Facebook, como todos poderão acompanhar no vídeo abaixo.