Março nas escolas exige atenção redobrada para adaptação e engajamento dos alunos
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Março nas escolas exige atenção redobrada para adaptação e engajamento dos alunos

Período é marcado por eventos importantes, como o Dia da Água, primeiras avaliações e reunião de pais e mestres

O mês de março nas escolas é um período fundamental para a consolidação da rotina escolar, com atividades importantes que vão desde os primeiros projetos interdisciplinares, aproveitando datas como o Dia da Água (22 de março), até as primeiras avaliações formais e a primeira reunião de pais e mestres. É também um momento estratégico para monitorar a adaptação dos alunos, identificar possíveis dificuldades e alinhar expectativas entre professores, coordenadores, diretores e famílias.

Desafios para professores e coordenadores

Para os professores, março traz o desafio de lidar com comportamentos desafiadores e manter o engajamento dos alunos. Segundo a neuropedagoga Mara Duarte, gestora da Rhema Neuroeducação, essa fase de adaptação exige habilidades específicas. “O professor precisa adotar práticas que incentivem a participação ativa dos alunos, utilizando metodologias lúdicas e dinâmicas que transformem o aprendizado em algo significativo e prazeroso”, comenta.

Os coordenadores, por sua vez, têm a responsabilidade de avaliar o desempenho inicial das turmas e ajustar os planejamentos pedagógicos, garantindo que o cronograma esteja em sintonia com o ritmo de aprendizado dos alunos. “O acompanhamento próximo permite identificar rapidamente onde estão os gargalos e traçar estratégias para superá-los, sempre com o foco no desenvolvimento integral das crianças”, acrescenta Mara.

A importância da comunicação com as famílias

A primeira reunião de pais e mestres é um marco no calendário escolar, estabelecendo o canal de comunicação essencial entre a escola e as famílias. Para Mara Duarte, esse é o momento ideal para alinhar expectativas e envolver os pais no processo educacional. “A parceria entre escola e família é fundamental para criar uma rede de apoio ao aluno, oferecendo estabilidade e segurança para que ele se desenvolva plenamente”, reforça a especialista.

Além disso, a diretoria escolar tem o papel de assegurar o cumprimento do calendário e gerenciar eventuais problemas administrativos que possam surgir ao longo do mês. “Um bom planejamento e uma comunicação clara com toda a equipe são essenciais para manter a escola funcionando de maneira harmônica e produtiva”, destaca Mara.

Com tantos eventos e desafios, o mês de março representa um verdadeiro termômetro do ano letivo, proporcionando às escolas a oportunidade de ajustar processos e fortalecer as relações entre todos os envolvidos no processo educacional.

Sobre Mara Duarte da Costa

Mara Duarte da Costa é neuropedagoga, psicopedagoga, diretora pedagógica da Rhema Neuroeducação. Além disso, atua como mentora, empresária, diretora geral da Fatec e diretora pedagógica e executiva do Grupo Rhema Neuroeducação. As instituições já formaram mais de 80 mil alunos de pós-graduação, capacitação on-line e graduação em todo o Brasil. Para mais informações, acesse instagram.com/maraduartedacosta

Sobre a Rhema Neuroeducação

A Rhema Neuroeducação foi criada por Fábio da Costa e Mara Duarte da Costa há mais de 15 anos com o objetivo de oferecer conhecimento para profissionais da educação e pessoas envolvidas no processo do desenvolvimento infantil, tanto nas áreas cognitivas e comportamentais, quanto nas áreas afetivas, sociais e familiares. A empresa atua em todo o  Brasil e  em mais de 20 países, impactando a vida de milhões de pessoas pelo mundo com cursos de graduação, pós-graduação, cursos de capacitação e eventos gratuitos. Para mais informações, acesse o site https://rhemaneuroeducacao.com.br/.


Lara Comunicação
Carolina Lara