Análise Política Política

Terceira via não emplaca por falta de lideranças legítimas. MDB sabe disso e tenta lançar Tebet ao Planalto

As pesquisas de intenção de voto são, em geral, ferramentas políticas de campanha. Apontar um vencedor pode alavancar votos, por isso é muito utilizada.

A direita/canhota e a esquerda tem usado esta ferramenta para apontar seus líderes como tendo a preferência dos eleitores. Entretanto, fica a pergunta: o que pensa o eleitor brasileiro?

Não é preciso uma pesquisa para saber… basta entender o resultado das eleições presidenciais anteriores. Infelizmente, poucos conseguem ler estes resultados.

Em artigo publicado aqui no Jornal Alfredo Wagner Online comento sobre a indecisão do eleitorado, visível, já nas eleições passadas.

A Terceira Via que deveria se dirigir aos mais de 50% de indecisos, não consegue, nem ao menos encontrar uma liderança que seja a sua porta-voz. União Brasil, se julgando suficiente para barrar a dobradinha Lula/Bolsonaro, provavelmente lançará Bivar (será que foram convencidos a lançar um candidato fraco para perder?)

MDB e PSDB, partidos que restaram na terceira via, cujos afiliados compõe grande maioria de eleitores, não tem influência na decisão deles na hora de apertar o fatídico ENTER da urna eletrônica.

Entretanto, tudo pode mudar caso os dois partidos passem a falar aos indecisos e a pré-candidata do MDB a senadora Simone Tebet tem tudo para ser a autêntica porta-voz daqueles que não querem nem direita/canhota e muito menos a esquerda.

O Correio Braziliense publicou matéria interessante analisando as pesquisas encomendadas pelo MDB para medir a viabilidade do nome de Simone Tebet.

Em linhas gerais, – afirma a reportagem – a pesquisa captou a impressão de eleitores que se declararam sem candidato definido para a eleição de outubro ou que admitem ter um nome em mente, mas podem mudar de opinião ao longo da campanha. Entre as conclusões do levantamento está a constatação de que Tebet tem o perfil do candidato que esses eleitores procuram.

A constatação mais importante do relatório, parece confirmar nossas previsões para o próximo pleito eleitoral: “O resultado da pesquisa — de consumo interno (do MDB) e realizada em todo o país — não foi divulgado, mas o Correio apurou que, no relatório final, ficou constatada uma “desesperança” de eleitores em relação à situação do país e aos candidatos que lideram as sondagens de intenção de votos“.

A senadora Simone Tebet tem o perfil para aglutinar os mais de 50 % de indecisos que anularão seus votos, votarão em branco ou deixarão de comparecer às urnas pois estão descontentes com a dobradinha que tentam empurrar goela abaixo.

Saberão, MDB e Tebet, falar a aqueles eleitores ou ficarão na cansativa lenga-lenga de tentar rachar Lula/Bolsonaro achando que é dos radicais de ambos os candidatos que virá a vitória?