ACADEMIA DE LETRAS REUNE SEUS ACADÊMICOS

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

A primeira reunião da Academia de Letras do Brasil/SC municipal Alfredo Wagner foi realizada na Sala de reuniões da Secretaria da Educação. Estiveram presentes dez acadêmicos que apresentaram, cada qual, o patrono escolhido para a sua cadeira na Academia. Os diplomas serão enviados pelo Presidente Estadual da Academia de Letras do Brasil/SC e entregues na próxima reunião.
A ALB/SC municipal Alfredo Wagner resgata a história de personagens de nosso município e valoriza sua biografias dando destaque ao papel cultural que desenvolveram no Município.
A presidente da ALB/SC municipal Alfredo Wagner, em sua diplomação no dia 10 de abril, havia escolhido o Sr. José de Campos como patrono de sua Cadeira na Academia. Nesta ocasião ficou assim definido os patronos das demais cadeiras:
Albertina Marques Rover escolheu o Sr. Ermenegildo de Amorim, popular Seu Evilázio ou Papai Noel; Altair Wagner escolheu Alfredo Henrique Wagner; Daniel Cansian escolheu Luiz Carlos Onofre, popular Ratão; Giovana Maria Figueiredo Junckes, escolheu Padre Alfons Hazenfratz; Izabel Cristina Andersen Kretzer escolheu seu sogro, recentemente falecido, Rogério Pedro Kretzer; José Carlos de Mello, escolheu Arcídio Schaffer; Mauro Frederico Demarchi escolheu o escritor Plinio Corrêa de Oliveira, com quem trabalhou por mais de 25 anos; Nivaldo Bardt escolheu seu filho Eduardo Bardt; Pedro Jayme dos Santos escolheu José Dell´Antónia.
A Presidente da ALB/SC municipal Alfredo Wagner sugeriu que fosse feito uma coletânea com a biografia dos Acadêmicos e de seus patronos para perpetuar em forma escrita a história de personagens marcantes do municipio.
Após a reunião os Acadêmicos puderam saborear um excelente vinho acompanhados de queijo e frios e um delicioso coquetel de frutas.
A Academia já se organiza para as comemorações do Cinquentenário de emancipação de Alfredo Wagner estudando a preparação de um Livro de Ouro da história da cidade.
Alguns Academicos que receberam a posse no II Encontro Catarinense de Escritores não estiveram presentes e lerão a biografia de seus patronos na próxima reunião. Muitos alfredenses foram convidados para a Academia mas por algum motivo ainda não se decidiram pela participação. Lembramos que ainda é tempo. Se você foi convidado, sinta-se a vontade de procurar Betolina Maffei, a Presidente da ALB/SC municipal Alfredo Wagner para preencher sua ficha de inscrição. Não foi convidado, mas gostaria de participar? Entre em contato Bertolina Maffei para que seu nome seja sugerido e eventualmente colocado em votação em Assembléia Geral. 
O projeto da Academia de Letras do Brasil de instalar uma Academia em cada município é de muita importância para o desenvolvimento cultural nacional. É um projeto ambicioso de grande porte e o município de Alfredo Wagner saiu à frente dos demais, organizando um Encontro de Escritores e instalando a Academia, servindo de exemplo para outros municipios.
Os contatos com a Academia de Letras do Brasil/SC municipal Alfredo Wagner poderão ser feitos pelo email: albscaw@gmail.com