A história é interessante…

As imagens do Bom Jesus costumam estar ligadas a fatos surpreendentes registrados em arquivos e livros. Bom Jesus de Iguape, de Tremembé, da Lapa, etc são imagens com histórico de milagres e eventos fora do comum.

A imagem representa o momento em que Jesus foi apresentado ao povo após a sua flagelação e leva fiéis a um momento de reflexão sobre os seus próprios pecados que causaram aquela situação. Cristo inocente, sofredor pelos nossos pecados.

Em Alfredo Wagner há um fato, também interessante sobre a imagem do Bom Jesus que hoje está numa capela lateral (as imagens esculpidas em Treze tilhas substituiram as antigas). A imagem antiga do Bom Jesus é venerada em muitas ocasiões, uma delas foi no Cinquentenário da Paróquia em 2009.

Mas vamos a história desta imagem.

Quem relata o fato é o jornal católico de Florianópolis do dia 1º de julho de 1956.

A vila de Barracão estava terminando sua capelinha dedicada ao Bom Jesus. Os fieis, porém, não tinham uma imagem do padroeiro para colocar na Capela. O Pároco de Santo Amaro da Imperatriz prometeu doar uma imagem que havia na Igreja Matriz. A Comissão (o CPC daquela época) não gostou nada da ideia e se revoltou contra o Padre não permitindo a retirada da Imagem. O Sr. António Gaspar Schilicting, voltou de mãos vazias, sem a imagem.

Como a festa de inauguração da capela, o dia 6 de agosto, se aproximava, seguiu para a Paróquia o Sr. Sebastião António Pereira que muito habilmente, trouxe a Imagem emprestada… e logo depois seria devolvida. A imagem saiu de Santo Amaro muito cedo pela manhã para que o povo não percebesse.

Terminada a festa, os festeiros já se preparavam para devolver a imagem, quando o Padre sugeriu esperar… talvez o povo esquecesse. E o povo esqueceu… O Bom Jesus aqui ficou. A primitiva capelinha foi substituída por uma linda e grande igreja e o Bom Jesus, que desejou ficar conosco, lá está como padroeiro principal.

Em 2009, quando a paróquia comemorava seu cinquentenário, a Imagem do Bom Jesus saiu a percorrer as ruas do centro administrativo, econômico e político da Capital das Nascentes, numa linda procissão até a Matriz.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário sobre a notícia!