Belezas de Alfredo Wagner/SC História Memória Religião

Esqueceram do Bom Jesus…

A história é interessante…

As imagens do Bom Jesus costumam estar ligadas a fatos surpreendentes registrados em arquivos e livros. Bom Jesus de Iguape, de Tremembé, da Lapa, etc são imagens com histórico de milagres e eventos fora do comum.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

A imagem representa o momento em que Jesus foi apresentado ao povo após a sua flagelação e leva fiéis a um momento de reflexão sobre os seus próprios pecados que causaram aquela situação. Cristo inocente, sofredor pelos nossos pecados, por isso a piedade popular a chama de Bom Jesus.

Em Alfredo Wagner há um fato, também interessante sobre a imagem do Bom Jesus que hoje está numa capela lateral (as imagens esculpidas em Treze Tílias substituíram as antigas). A imagem antiga do Bom Jesus é venerada em muitas ocasiões, uma delas foi no Cinquentenário da Paróquia em 2009.

Mas vamos a história desta imagem.

Quem relata o fato é o jornal católico de Florianópolis. O Apóstolo, do dia 1º de julho de 1956. Este jornal é ligado ao Apostolado da Oração e por muitos anos, desde o Império, foi publicado na Capital do Estado.

A vila de Barracão estava terminando sua capelinha dedicada ao Bom Jesus. Os fieis, porém, não tinham uma imagem do padroeiro para colocar na Capela. O Padre de Santo Amaro da Imperatriz prometeu doar uma imagem que havia na Igreja Matriz. A Comissão daquela igreja (o CPC daquela época) não gostou nada da ideia e se revoltou contra o Padre não permitindo a retirada da Imagem. O Sr. António Gaspar Schilicting, voltou de mãos vazias, sem a imagem.

Como a festa de inauguração da capela, o dia 6 de agosto, se aproximava, seguiu para a Santo Amaro o Sr. Sebastião António Pereira que muito habilmente, trouxe a Imagem emprestada… e logo depois da festa seria devolvida. A imagem saiu de Santo Amaro muito cedo pela manhã para que o povo não percebesse.

Terminada a festa, os festeiros já se preparavam para devolver a imagem, quando o Padre sugeriu esperar… talvez o povo esquecesse. E o povo esqueceu… O Bom Jesus aqui ficou. A primitiva capelinha foi substituída por uma linda e grande igreja e o Bom Jesus, que desejou ficar conosco, lá está como padroeiro principal.

Em 2009, quando a paróquia comemorava seu cinquentenário, a Imagem do Bom Jesus saiu a percorrer as ruas do centro administrativo, econômico e político da Capital das Nascentes, numa linda procissão até a Matriz.

Sempre que você puder, faça uma visitinha ao Bom Jesus lá na Matriz. Ele quis ficar conosco, passemos um pouquinho de tempo com ele também!


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.