Genealogia Memória

Reaberto para pesquisa online Acervo da Imigração

Por Walter Olivas · Março 2, 2011

Um boa notícia para todos.Foi reaberta a pesquisa online no Acervo do Imigrante que hoje esta sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Já havíamos falado sobre este assunto aqui em nosso blog recentemente.

A importância desta ferramenta para descendentes de imigrantes de mais de 60 nacionalidades que vieram para o Brasil é inestimável.

O acervo foi construído pelos registros de entrada destes imigrantes nas Hospedarias do Brás e do Bom Retiro em São Paulo e representam  mais de 2 milhões de registros com os dados constantes nas Certidões de Desembarques da alfandega brasileira, o  elo com a documentação no país de origem. O período dos registros vai de 1882 até 1958.

Para você consultar os registros é bem simples e pode ser feito pelo sobrenome, nome ou data de chegada. Na página de pesquisa, digite o seu sobrenome e faça a pesquisa e vá refinando esta pesquisa até encontrar o seu parente, lembre-se sempre que  a grafia pode ter mudado o sobrenome. No meu caso, eu estou estudando possibilidade de mudança do sobrenome de meu bisavô de  Canielli (itália) para Canella (Brasil), o que poderá, se comprovado, mudar todo o rumo de minha pesquisa na Itália.  Achado o parente, é possível rastrear todos os acompanhantes ou a família pelos links e também é possível se saber o empregador do imigrante no Brasil, informações que podem levar a grandes descobertas.

Para pesquisar, clique neste LINK

Desejo uma boa  garimpada.