História Memória notícia

Ano Jubilar: Diocese de Rio do Sul comemorará 50 anos

A Diocese de Rio do Sul anuncia o início do Ano Jubilar Diocesano para o dia 3 de agosto de 2018 e seu término em 3 de agosto de 2019, quando se comemorará os 50 anos da fundação da diocese.

Inspirado na missão do padroeiro da Diocese, São João Batista, a igreja se propõe a “Preparar os caminhos do Senhor” (Jo 1, 23). A Comissão Pró-Jubileu está preparando atividades para marcar com destaque esta comemoração.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O jornal “A Diocese” publicou na edição de Julho/2018 um histórico que reproduzimos abaixo.

HISTÓRICO DA DIOCESE DE RIO DO SUL

Papa Paulo VI, com a Bula Quam Máxime, criou a Diocese de Rio do Su. Em 23 de novembro de 1968 foi a data de sua criação, porém tornada pública apenas em 12 de março de 1969, quando da indicação do 1º bispo na pessoa do Pe. Tito Buss, Professor de Teologia em Curitiba e Pároco da Paróquia Santo Agostinho, em Curitiba.

Em 3 de agosto, foi solenemente instalada a Diocese, na missa das 9 horas e ordenado bispo. A história registra a presença de cinco mil pessoas nesta solene data. Dom Afonso Niehues, Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, presidiu a celebração. Estavam presentes ainda Dom Gregório Warmeling, Bispo de Joinville, Dom Daniel Hostin, Bispo de Lages, Dom Anselmo Pietrulla, Bispo de Tubarão, Dom José Gomes, Bispo de Chapecó, Dom Orlando Dotti, Bispo de Caçador, Dom Honoratto Piazera, Bispo Coadjutor de Lages, Dom Pedro Fedalto, Bispo Auxiliar de Curitiba, Dom Wilson Laus Schmidt, bispo emérito de Chapecó. Estavam presentes ainda párocos e outros presbíteros, o provincial dos Padres Salesianos, Pe. Mário Quilici e o Pároco da Paróquia São João Batista, Pe. Mildo Busarello. Entre as autoridades civis a presença do Governador do Estado de Santa Catarina, Dr. Ivo Silveira, fazendo também as vezes de padrinho de ordenação do novo bispo.

A nova diocese foi desmembrada, em sua quase totalidade da Diocese de Joinville.

Em 29 de julho de 1998 Dom José Juvêncio Balestieri é nomeado Bispo Coadjutor da Diocese e a partir do dia 1º de setembro de 2000 assume como 2º bispo da Diocese. Em 22 de dezembro de 2007, toma posse como Bispo Coadjutor Dom Augustinho Petry. Em 19 de março de 2008 tornou-se o 3º bispo diocesano. Em 17 de dezembro de 2014 foi escolhido como 4º bispo diocesano Dom Onécimo Alberton, ordenado bispo em Criciúma, no dia 22 de fevereiro de 2015 e tomando posse da Diocese no dia 15 de março de 2015, na Catedral Diocesana de Rio do Sul.