Descobertas as mais antigas gravuras de faraós

Mais antigas gravuras de Faraó descobertas no Egito

http://www.ciencia-online.net/2012/12/mais-antigas-gravuras-de-farao.html

As representações mais antigas conhecidas de um faraó estão esculpidas em rochas perto do rio Nilo, no sul do Egito, relataram os investigadores.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

As gravuras foram observadas pela primeira vez na década de 1890, mas só foram redescobertas em 2008. Neles, uma figura de coroa branca viaja em procissões cerimoniais e em barcos com forma de foice, talvez representando um tour de coleta de impostos no início do Egito.

As cenas mostradas colocam a idade das esculturas entre 3200 AC e 3100 AC, disseram os pesquisadores na edição de dezembro da revista Antiquity. Durante esse tempo, o Egito fazia a transição para a regra dinástica dos faraós.

"É realmente o fim da pré-história e o início da história", no Egito, disse a pesquisadora Maria Gatto. O arqueólogo Archibald Sayce desenhou pela primeira vez as gravuras, encontradas na aldeia de Nag el-Hamdulab, na década de 1890, mas o único registo da descoberta de Sayce foi uma ilustração parcial publicada num livro.

O local foi então esquecido até à década de 1960, quando o arqueólogo egípcio Labib Habachi tirou fotos das gravuras, que ele nunca publicou. Uma dessas fotos ressurgiu em 2008, tendo Gatto e a sua equipa começado a procurar o local, que muitas pessoas assumiam ter sido destruído.

Algumas das gravuras foram realmente vandalizadas desde os anos 1960, mas Gatto e a sua equipa encontraram as pedras gravadas num anfiteatro natural, a oeste de Nag el-Hamdulab. Eles então compararam as gravuras com as fotografias de 1960 de Habachi.

Há sete gravuras espalhadas por toda a área, e muitos são quadros vivos de barcos ladeados por prisioneiros. Uma das mais extensa mostra cinco barcos, um dos quais abriga o faraó de coroa branca, seu fã-portador e dois porta-estandartes.

As gravuras incluem uma cena de pessoas e cães de pastoreio de gado e um grupo de animais, dois deles aparentemente míticos, parte leão-feras. Os outros animais são conhecidas espécies nativas africanas, incluindo duas avestruzes, um ibex e um touro. Outra cena mostra o preparo e consumo de cerveja, talvez uma referência a um festival.

O estilo das gravuras e hieróglifos colocam a criação das imagens ao redor de 3200 AC a 3100 AC. Este teria sido o reinado de Narmer, o primeiro faraó a unificar o Alto e Baixo Egito. Com base nos símbolos de poder e controle nas gravuras, Gatto e seus colegas acreditam que a arte veio da primeira parte do reinado de Narmer, antes dele unificar as duas partes do Egito.

O próximo passo para os pesquisadores é proteger o local. Isso representa um desafio, não só por causa da localização das gravuras ao ar livre, mas também por causa da recente agitação política no Egito.

f18dQhb0S7ks8dDMPbW2n0x6l2B9gXrN7sKj6v4dZ1HW8pTv1M3LQdS0N63Bt0PQFLCHW6wfSj71k1H6H0?si=4857034627350528&pi=bc1398e0-e20b-49da-f47f-27d1c1c090da