Nascimento: | 1874 |
Pais: | Mathias Kalbusch, Katharina Kalbusch (Sol. Kohnen) |
Irmãos: | Regine (Virginea) Waldrich (Sol. Kalbusch), Nikolaus Kalbusch, Elisabetha Kalbusch, Catharina Franz (Sol. Kalbusch), Joao (Johann) Kalbusch, Georg Kalbusch, Miguel Kalbusch, Maria Kalbusch, Madalena Kalbusch |
Esposa: | Emilia Luzia Kalbusch (Sol. Andersen) |
Filhos: | Laura Catharina França (Sol. Kalbusch), Jorge Kalbusch, Erondina Kalbusch Duarte, Bertolina Dell´Antonia (Sol. Kalbusch), Altamiro Kalbusch, Izaura Da Silva (Sol. Kalbusch), Ligia Da Rosa (Sol. Kalbusch), Santilia França (Sol. Kalbusch), Paulina Heidercheidt (Sol. Kalbusch), Julita Kalbusch, Zilda Coelho (Sol. Kalbusch) |
Os pais de Pedro Mathias Kalbusch nasceram em Ourem, Belgica (atualmente, Luxemburgo) e imigraram para o Brasil. Em São Pedro de Alcântara nasceram alguns filhos, entre eles, Pedro Mathias, o patriarca da Família Kalbusch em Alfredo Wagner.
Segundo a tradição oral, indo morar numa região afastada, a família de Pedro foi trucidada pelos Xoklengs, que não deixaram escapar nem mulheres, nem crianças. Segundo consta, o desgosto tomou conta do jovem que mudou-se para um ponto mais seguro na Colônia Militar Santa Thereza e ali passou a constituir família.
Uma noite, voltando da Colônia para sua fazenda, sentiu-se perseguido. Um Xokleng o seguia muito bem escondido. Numa das curvas do caminho, Pedro se escondeu nas sombras da mata e a noite iluminada pelos raios da lua, fez surgir a cabeça do bugre que armado de um bordão pretendia desferir o golpe derradeiro. Um tiro certeiro derrubou o índio. Pedro, seguiu seu caminho, mas voltou no dia seguinte e não acho rastro do bugre. possivelmente levado por seus companheiros ou por alguma fera.
Também, segundo a tradição oral, publicada na “Alfredo Wagner em Revista – Jubileu de Prata 1961/1986” organizada e elaborada, em 1986, pelo Dr. Thiago de Souza, foi na fazenda de um dos filhos de Pedro Mathias Kalbusch nas Demoras (hoje a região é conhecida como Soldadinho) que o pelotão se abrigou na noite fria da nevasca que cobriu o corpo enregelado do Soldado José, o Santo Alfredense.
A família Kalbusch cresceu, se multiplicou, passou a se relacionar com famílias que também chegavam na florescente Colônia Militar Santa Thereza em busca de terras férteis e a proteção da presença do Exército Imperial.
Famílias relacionadas com os Kalbusch: Andersen, Duarte, Coelho, Rosa, França, Silva, Heiderscheidt, Schuller, Maffei, etc.
Hoje, descendentes de Pedro Mathias Kalbusch estão presentes na Agricultura, no Comércio, na prestação de serviços, demonstrando um empreendedorismo surpreendente.
A história se incumbiu de superar o trauma da chacina.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.