notícia

2- Alfredenses que se destacam no Brasil: Cadu Duarte

Todo alfredense, sem exageros, tem um carinho especial por Carlos Eduardo Duarte, ou Cadu Duarte, como é nacionalmente conhecido pela participação no The Voice Brasil.

Assistimos sua trajetória de conquistas e progresso naquilo que ele mais gostava: a música.

Assim como os outros Alfredenses que terão suas biografias publicadas nesta série, o amor ao que faz é o que torna Cadu Duarte e todos os demais em especiais para Alfredo Wagner.

A dedicação em seguir um sonho, uma meta, o esforço em vencer os desafios, a determinação em não desistir, os fez diferentes e levou a cada um deles a ocupar um lugar de destaque. Ontem falamos de Lauro S. Sebold, hoje falaremos de Cadu Duarte e amanhã… bem, temos mais cinco alfredenses para escolher de qual publicaremos a biografia. Aguardem! Enquanto isso, voltemos ao jovem Cadu Duarte:

O próprio Cadu sugeriu que usássemos a entrevista que ele deu para Janaína Laurindo da Revista Versar. Vamos publicar alguns trechos da entrevista, mas recomendamos que você acesse o site da revista e veja o texto na íntegra.

Ao som de Feeling GoodCadu Duarte enfrentou, na noite desta quinta-feira, a batalha doThe Voice Brasil ao lado de Ian Alone e foi o escolhido para continuar no time de Lulu Santos. O catarinense de Alfredo Wagner, e que hoje mora em São José, segue na disputa do reality. Assim como Marine Lima, de Catanduvas, Cadu voltará aos palcos na próxima etapa para as apresentações ao vivo, e contará com o apoio do público para a votação.

Aos 29 anos, o jovem catarinense já tem na bagagem anos de envolvimento com a música. Aos quatro começou a cantar e lembra de participar de festivais e competições antes mesmo de aprender a pronunciar as palavras direito.

— Comecei a cantar em festivais com uns cinco ou seis anos. Lembro de participar de uma competição onde eu quase não sabia falar, acho que é por isso que acredito tanto que nasci para cantar.

cadu duarte
Foto: Arquivo pessoal

O que provavelmente o Cadu Duarte não saiba é que ele descende de uma das famílias mais antigas de Alfredo Wagner, os Kalbusch, e sua bisavó paterna, Zilda Kalbusch, era uma excelente cantora. A herança genética veio com tudo no Cadu Duarte!

Continuemos com a emocionante biografia do jovem cantor alfredense, que nos conta:

— Na verdade a minha infância toda eu tenho lembranças cantando, mas é claro que não são só boas lembranças. Eu lembro de ser uma criança muito pressionada. Eu tive todo o apoio dos meus pais. Cantava em coral, na igreja, tinha os músicos que tocavam comigo. Mas tinha essa pressão de sempre estar com a voz boa, de sempre estar preparado para cantar. Eu sempre fui muito crítico e ansioso, acho até que as pessoas por confiarem muito em mim acabavam depositando muita responsabilidade e eu acabava carregando esse peso. Quando criança eu tive que parar de cantar por alguns momentos, porque eu ficava realmente muito nervoso. Meu psicológico fazia essa pressão.

Cadu Duarte cantou durante sua infância e juventude no Coral Agnus Dei dirigido por Dona Eunice Wagner e acompanhado no violão por Celso de Souza. Era convidado para cantar em casamentos e festas.

Aos 17 anos, Cadu foi para Florianópolis cursar a faculdade de jornalismo. mas nunca atuou na área em que se formou:

— Assim que me formei eu entrei para uma companhia de teatro aqui de Florianópolis. Na Cia. Grito entrei como cantor, mas foi ali que eu aprendi a interpretar e dançar. Foram seis anos de uma escola maravilhosa.

cadu duarte
Foto: Arquivo Pessoal

Hoje Cadu já vive de música e está à frente da banda Projeto Z, que para ele também trouxe vários ensinamentos.

— Hoje trabalho na banda que eu sempre sonhei, a Projeto Z (antiga Zawajus). Entrei como vocalista, e hoje acabo viajando todo o sul do país fazendo formatura, casamentos e eventos. Na banda eu estou há quase três anos. Eu nunca imaginei trabalhar na noite, eu até dizia que não queria trabalhar assim, mas é uma escola. Depois do teatro é o lugar que eu mais aprendi.

O programa The Voice Brasil, para o qual Cadu Duarte havia se inscrito desde a primeira edição, trouxe para a vida do artista alfredense um turbilhão de novas experiências:

— Eu acho quando a gente é artista o que a gente mais deseja é que mais pessoas conheçam o nosso trabalho, no meu caso, a minha voz e minha entrega, e principalmente percebam esse amor que eu tenho pela música. O programa para mim era uma oportunidade de alcançar mais gente com a minha música e era isso que eu fui buscar no programa. E estou vivendo isso, essa realização.

Esta semana Cadu Duarte estará fazendo um show no TAC: Cadu Duarte Show Autobiográfico coroando uma juventude de muita determinação e garra para receber o destaque merecido!


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.