notícia

Pesquisa histórica de qualidade? Faça sem sair de Alfredo Wagner

Sites com acervo de documentos históricos

Aqui você encontra informações sobre outros sítios eletrônicos que disponibilizam acervos de documentos históricos, livros e artigos digitalizados ou dados de acervos físicos para pesquisa remota. São ambientes que disponibilizam materiais tanto para o ensino quanto para a pesquisa em História.


Explore a Biblioteca Nacional Digital do Brasil, que tem um vastíssimo acervo de livros e documentos históricos, além de artigos, dossiês e hemeroteca digital. É rico em material de pesquisa também a página dos Anais da Biblioteca Nacional, que oferece os volumes dos anos de 1876 a 2001 digitalizados.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/


Está procurando documentos históricos sobre Portugal, Brasil e antigos domínios lusos na Ásia e na África? Conheça a Biblioteca Nacional Digital de Portugal, sítio eletrônico que disponibiliza inúmeras fontes digitalizadas.


Biblioteca Digital Luso-Brasileira é um portal que permite o acesso a um vasto acervo de documentos históricos (fontes escritas e imagéticas) e periódicos disponibilizados por diversos centros de documentação do Brasil e de Portugal. É um local indispensável para nossas pesquisas em História.


O sítio eletrônico da Biblioteca Nacional da França tem muitas sessões voltadas à pesquisa em História. A de Arquivos e Manuscritos, por exemplo, disponibiliza o acesso a um rico acervo de fontes escritas, iconográficas, audiovisuais e musicais da Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea da história da França. Há também a Gallica, sessão com documentos de cunho artístico, científico, geográfico, econômico, literário e histórico não só da França, mas também de vários países da América, Ásia e África.


Conheça também a Biblioteca Digital Mundial, um projeto da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América em parceria com a ONU e UNESCO. Nela é possível acessar mais de 17 mil itens (fontes históricas) e mapas interativos relativos a diversas civilizações e 193 países. Os documentos datam de 8000 a.C. até o ano 2000.


site do Arquivo Nacional brasileiro permite a consulta ao seu acervo físico e também oferece exposições virtuais com acervos imagéticos riquíssimos sobre a nossa história.


Navegue pelo site do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Na sessão “Pesquisa” há um rico acervo digitalizado de documentos textuais e iconográficos sobre a história do Brasil Colonial e Imperial. Também é possível consultar o acervo físico da biblioteca, hemeroteca e da mapoteca do IHGB. Na sessão “Publicações” podemos acessar os títulos da Revista do Instituto História e Geográfico Brasileiro.


Conheça o site da Biblioteca do Senado Federal brasileiro, que permite a consulta ao seu acervo. Ele é composto, entre outros, por livros, revistas, jornais e obras raras. Boa parte do acervo pode ser acessado na Biblioteca Digital do Senado Federal, que disponibiliza também o acesso a constituições, estatutos, códigos e normas do nosso país.


No sítio eletrônico da Câmara dos Deputadosé possível acessar a legislação brasileira da época do Império e da República. Entre os muitos documentos históricos lá disponíveis está, por exemplo, a Lei de 15 de outubro de 1827, que ordena a criação de escolas no Brasil.


No site do Arquivo Público do Estado de São Paulo há o Repositório Digital, onde encontramos álbuns, fotografias, periódicos, livros, jornais, revistas, mapas e muitos outros documentos históricos importantes. No mesmo site é possível acessar o acervo do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS-SP), que traz documentos da Ditadura Civil-Militar brasileira.


Arquivo Público Mineiro disponibiliza em seu site a consulta remota ao seu acervo físico e também acesso a documentos digitalizados.


Seu tema de estudo é a Inconfidência mineira? O Portal da Inconfidênciasite criado pela Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, disponibiliza os 11 volumes dos Autos da Devassa. Além desse importante documento histórico, o portal também divulga títulos de teses, dissertações e livros que versam sobre a Inconfidência mineira.


Biblioteca Digital Curt Nimuendajúdisponibiliza livros raros, artigos, dissertações e teses sobre línguas e culturas indígenas sul-americanas, um rico acervo para historiadores e professores interessados nessas temáticas.


      A Brasiliana Eletrônica disponibiliza um acervo de 415 títulos publicados pela Companhia Editora Nacional no período de 1931 a 1993. Entre eles há coleções de fontes históricas, como o livro organizado por Serafim Leite intitulado “Novas cartas jesuíticas: de Nóbrega a Vieira”, de 1940.


Conheça o acervo da Fundação Carlos Chaga sobre História da Educação e da Infância. Nele é possível acessar documentos históricos textuais e imagéticos, bem como resultados de pesquisas sobre a infância e sua educação.


Além de legislações, há inúmeros documentos históricos do governo brasileiro no Center for Research Libraries. No mesmo site encontramos acesso para a página do Hartness Guide to Statistical Information, um guia riquíssimo de informações estatísticas sobre as Províncias brasileiras da época imperial do período entre 1830 e 1889, material compilado por Ann Hartness. Também é possível acessar na página Provincial Presidential Reports (1830-1930), que contém relatórios de Presidentes de Província e de ministérios da época do Império e da Primeira República.


Está procurando jornais e revistas antigas? Nos sites abaixo você encontra acervos de vários títulos da mídia brasileira:

 

 

O Estado de São Paulo (Estadão): http://acervo.estadao.com.br

Folha de São Paulo: http://acervo.folha.uol.com.br

Veja: http://veja.abril.com.br/complemento/acervodigital/index-novo-acervo.html

Jornal do Brasil: https://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19920614&b_mode=2&hl=pt-BR


Na Biblioteca Terra Livre você encontra um rico acervo de jornais operários e anarquistas digitalizado.

 


Na hemeroteca da Biblioteca Digital da Unespvocê também encontra um rico acervo de diversos títulos de periódicos paulistas, inclusive publicações de pensamento libertário nacional e internacional do século XX. Não esqueça de visitar também a hemeroteca digital da Biblioteca Nacional Digital do Brasil que já indicamos acima.


Na Brasiliana Fotrográfica Digital é possível acessar um vasto acervo de fotografias sobre o Brasil que têm reconhecido valor histórico, artístico e cultural. O sítio eletrônico nasceu da parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional (Brasil) e do Instituto Moreira Salles. Nas coleções do acervo encontra-se, por exemplo, imagens sobre a escravidão no Brasil no século XIX.


Conheça o Slave Voyages, ou também Banco de Dados do Tráfico Transatlântico de Escravos, projeto resultante da parceria entre universidades brasileiras e estrangeiras e que disponibiliza informações, documentos, mapas, fontes históricas (imagens), materiais educativos e ferramentas interativas sobre o tráfico transatlântico de escravos. No sítio eletrônico estão disponíveis três acervos: banco de dados de aproximadamente 36 mil viagens, estimativas referentes ao tráfico de escravos e banco de dados de nomes africanos.


Outro site importante sobre o tema é o African Origins. Com base no banco de dados do Slave Voyages, o sítio eletrônico contém informações sobre as origens africanas de pessoas que foram libertadas do tráfico africano no período em que a Inglaterra combateu esta atividade.


Family Search é um portal criado e mantido por uma entidade religiosa e dedicado à pesquisa genealógica. Por isso mesmo, nele é possível encontrar uma vasta documentação paroquial dos séculos XVIII, XIX e XX de grande parte do Brasil. É também uma importante fonte de documentos sobre a imigração em nosso país, porque disponibiliza cópias de documentos originais de imigração que podem ser usados tanto na pesquisa histórica quanto em processos de solicitação de cidadania em países como a Itália.


No site do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas, há a página Acervo que contém arquivos pessoais, além de entrevistas (acervo de história oral), artigos e verbetes do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (DHBB), ou seja, há muita informação e material sobre a história do Brasil contemporâneo.


Seu tema de estudo é a Revolução Francesa? Visite essa sessão da Wikimedia Commons que tem um vasto acervo de caricaturas produzidas na França durante o processo revolucionário do século XVIII.