notícia Saúde

Seu cérebro faz coisas incríveis enquanto dorme, você sabia?

Você sabe porque dormir é tão importante? Se você ainda acredita que as horas de sono servem apenas para o corpo descansar, está muito errado. Muitas funções essenciais para o nosso corpo acontecem nos períodos de sono, é por isso que qualquer privação pode ser extremamente prejudicial e causar danos imediatos e também a longo prazo.
Confira 5 coisas incríveis que o seu cérebro realiza no momento em que você está descansando!

1 – CRIA E ARMAZENA MEMÓRIAS

Para garantir que você armazene tarefas, nomes, acontecimentos e outros tipos de informações, é durante o sono que o cérebro cria memórias, liga as memórias recentes a fatos antigos, armazena o que julga necessário e descarta o que não for.

-

Receba as principais informações do portal no canal de leitores do WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaEfKxEGZNClUZEkuF1V

3 – LIMPA AS TOXINAS

Um estudo realizou experiências em ratos e constatou que o cérebro fazia uma “limpeza” nas células neurodegenerativas e nas toxinas, o que pode atuar na prevenção do Parkinson e do Alzheimer.

3 – TOMA DECISÕES

Publicado na revista Current Biology, um estudo mostrou que o cérebro é capaz de tomar decisões durante o sono. E quando não dormimos bem, fazer isso pode se tornar uma tarefa mais difícil.

4 – CRIA E FAZ CONEXÕES

Sabe aquele momento de insight? Ele pode ser resultado das relações que o seu cérebro faz com informações aparentemente não relacionadas durante o sono. Com isso, criamos ideias originais de forma espontânea.

5 – APRENDE E APRIMORA TAREFAS FÍSICAS

Ao processar também tarefas motoras, o cérebro é capaz de aprender e corrigir movimentos físicos. Isso nos ajuda a ter melhor movimentação e a melhorar a coordenação motora.

Viu tudo o que o seu cérebro arquiteta durante o sono? Dê mais valor a ele e garanta mais qualidade de vida!