Por: 1º Tenente Marcos Rocha Castro, Em 13/05/2019
A Polícia Militar de Santa Catarina iniciou no último fim de semana, 10 a 12, a Operação 4MIL – Dias das Mães Anita Garibaldi, com o foco na redução de crimes violentos letais intencionais e fiscalização de saídas temporárias de apenados. Mais de 5 mil policiais foram às ruas e houve redução de 196% de homicídios, latrocínios, lesão corporal dolosa seguida de morte e morte decorrente de intervenção policial, em comparação a 2018.
Além da redução de crimes, a operação fiscalizou 398 apenados beneficiados com a saída temporária no Dia das Mães. Desses, 156 foram localizados no endereço informado ao Poder Judiciário, enquanto 242 não. A PM registrou boletim de ocorrência com as informações dos não localizados e encaminhará posteriormente ao Judiciário.
Durante os três dias de operação, 357 pessoas foram presas, 13 armas de fogo e mais de 300 quilos de drogas, entre maconha, cocaína, crack, haxixe e ectasy foram apreendidas. Como polícia administrativa, a PM vistoriou mais de mil estabelecimentos comerciais, como bares e casas noturnas, sendo 74 locais interditados por estarem sem o alvará de funcionamento e outros 75 com alvará vencido.
Segundo o comandante-geral, coronel Araújo Gomes, “A operação surgiu da informação gerada pela Inteligência da Polícia Militar sobre os altos índices de mortes violentas no dia das mães. A avaliação inicial da Operação Anita Garibaldi mostra o sucesso obtido pelo esforço de todos”, asseverou.
A operação teve o mesmo êxito da Operação PM4Mil – Dia dos Pais, realizada no segundo final de semana de agosto de 2018, quando atingiu significativa redução nos índices de crimes violentos letais intencionais.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.